Durante algum determinado período de venda nas agências, os caixas podem acumular altos valores em espécie, que por questões de segurança, deverão ser transferidos para outros locais.

O módulo de VBE dispõe de um processo de sangria de caixa que trata essa transferência de receita de maneira prática e confiável.

A opção ficará disponível para os usuários que tiverem o menu Sangria de Caixa liberado no módulo Controle. É possível acessar através do menu de Movimentações ou pela barra lateral do VBE.

 

 

 

Acessando pelo Menu principal

 

 

Clicando com o botão direito pela barra lateral

 

No entanto, para habilitar a opção de sangria com o botão direito do mouse, algumas condições deverão ser observadas. Para isso:

         

  • O usuário deve estar com o menu correspondente liberado no módulo Controle;
  • O caixa do usuário deve ser de uma agência do tipo Loja/Quiosque;
  • O caixa deve ter registrado ao menos uma venda.

 

Antes de demonstrarmos como é feito o procedimento, é necessário esclarecer que o mesmo irá envolver dois usuários do sistema. O primeiro é o usuário da agência de venda que irá apenas “chamar” a tela. Já o segundo, é o operador que deverá estar parametrizado no sistema para efetuar a retirada do valor. Essa parametrização deverá ser feita conforme destacado na imagem abaixo:

 

 

    Menu: Cadastros>Parâmetros>Operador

 

 

A senha é obrigatória e deverá ter no mínimo 4 caracteres e no máximo 6. 

A agência do segundo operador que irá retirar o valor do caixa e a qual corresponde a parametrização mostrada só poderá ser do tipo Recebedoria. Além disso, o usuário origem e o usuário destino não podem ser os mesmos.

O operador logado no sistema poderá iniciar o processo de sangria apenas em seu próprio caixa. Logo ao abrir a tela pela barra lateral, o sistema irá exibir a seguinte mensagem:

 

                       Menu: Movimentações>Caixa>Sangria de caixa

 

Neste momento, deverá ser informado para qual caixa da agência de Recebedoria irá entrar o valor retirado. É imprescindível que o caixa da agência destino também esteja aberto com a mesma data do caixa origem, do contrário o sistema não irá validar a agência informada.

O responsável (segundo usuário) deverá então inserir no campo Valor sangria o valor que será subtraído do caixa e acrescido em outro. Qualquer importância menor ou igual ao Valor disponível será aceita. Vale ressaltar que o sistema irá considerar como valor disponível qualquer forma de pagamento utilizada nas vendas, e não apenas o dinheiro.

 

 

Menu: Movimentações>Caixa>Sangria de caixa

 

 

Por último, após inserir o valor, basta clicar no botão “Transferir”. É possível ainda marcar a flag “Emitir recibo” para que o sistema imprima um comprovante da operação.

 

O sistema então irá exigir a senha do usuário parametrizado:

 

                                  Menu: Movimentações>Caixa>Sangria de caixa

 

 

Após a autenticação, será exibida uma mensagem de que a sangria foi realizada com sucesso e o recibo será impresso ou visualizado caso o usuário tenha optado por sua emissão.

 

Ao fechar ou consultar o caixa da agência que teve parte de sua receita retirada, iremos observar o registro desse valor no item Saída sangria (7) do grid, conforme destacado abaixo:

 

 

         Menu: Consulta>Caixa

 

 

Clicando na imagem  do mesmo item, o sistema irá abrir um quadro do histórico das sangrias feitas naquela caixa, exibindo o usuário que retirou o valor e para qual agência o mesmo entrou.

 

 

                      Menu: Consulta>Caixa (clicando na imagem )

 

O caixa da agência de Recebedoria, por sua vez, terá um registro no item Entrada Sangria (6)

É importante lembrar, que quando houver uma saída de sangria, o valor será subtraído do Total Geral do Caixa. E no caso das entradas, o valor será somado ao total.

 

Para finalizar, caso o usuário tenha efetuado uma sangria incorretamente no sistema, registrando um valor divergente daquilo que foi retirado na realidade, o mesmo pode fazer o seu estorno. Para isso, basta marcar a flag “Cancela sangria”, conforme indicado em vermelho abaixo:

 

 

IMPORTANTE

Quando a venda de um caixa for cancelada no sistema, é altamente aconselhável que todas as sangrias efetuadas neste caixa também sejam canceladas. Do contrário, é bem provável que o Total Geral ficará com um valor negativo no fechamento do caixa!

 

 

    Menu: Cadastros>Parâmetros>Operador

 

Na mesma tela, podemos observar ainda a opção de informar a data do caixa (destacada em azul), para as situações em que deva ser feito uma sangria retroativa. 

 

O cancelamento da sangria é feito na tela de Consulta do Caixa, no mesmo quadro do histórico das movimentações. O operador deverá clicar com o botão direito do mouse na sangria que deseja cancelar, conforme o exemplo seguinte. Lembrando que para o cancelamento, os dois caixas (origem e destino) também devem estar abertos.

 

 

                  Menu: Consulta>Caixa (clicando na imagem )