Em algumas viagens, o veículo escalado pode percorrer uma quilometragem acima do previsto no contrato. O sistema identifica essas situações durante a Efetivação de viagem, gerando uma diferença de Km a partir das informações do velocímetro do carro, conforme o exemplo seguinte: 

 

 

Menu: Movimentos>Efetivação de viagem>Relatório de bordo

Como a nota fiscal do serviço já foi emitida com o valor do contrato, a empresa poderá cobrar o cliente pela quilometragem excedida, imprimindo então outra nota separadamente.

Para este processo, o usuário deverá marcar a flag destacada na imagem abaixo e fazer a consulta do contrato. Não é necessário que a nota do serviço já tenha sido impressa anteriormente, mas é imprescindível que o status do contrato esteja como “Efetivado”; que é obtido após a gravação do Relatório de Bordo.

 

Menu: Procedimentos auxiliares>Nota fiscal>Impressão

 

Ao associar o número do pedido, o sistema exibirá do lado direito a soma correspondente a quilometragem excedida. Vale lembrar que este valor é calculado pela multiplicação da diferença de Km no Relatório de bordo com o Valor do Km Excedente definido na tabela de preço do respectivo modelo de carroceria utilizado no contrato. A tela abaixo mostra o valor resultante após a associação.

 

Menu: Procedimentos auxiliares>Nota fiscal>Impressão

 

O restante do processo de emissão é o mesmo já explicado no artigo Impressão de Nota Fiscal. O documento impresso destacará o valor da quilometragem excedente e a informação dos tributos, caso houver.