DRE VISÃO GERENCIAL PARA O SPED ECD


Umas das novidades na ECD para a declaração do exercício de 2019 é, segundo o manual do Sped ECD elaborada pela Receita federal, Só poderá existir uma linha de nível 1 na DRE que será o “Resultado do Exercício (Lucro ou Prejuízo Líquido do Exercício).  

Isso quer dizer que antes você podia declarar as contas de resultado divido em níveis por exemplo, os classificadores das contas de receitas começar com 3, os das contas de despesa com 4, os de custos 5 e assim por diante. 

Mas agora como tem que apresentar o resultado final do exercício em uma única conta, todas as outras contas de resultado têm de estar niveladas, ou seja, todos os classificadores da DRE têm que começar com o mesmo número dessa conta. 

Com isso foi implementado no Globus uma DRE na tela de visão gerencial de código 95 para que o usuário associe as contas contábeis cadastradas no plano de contas para trazer os saldos.     


CTB>CADASTROS>VISÃO GERENCIAL

 Ao abrir a tela de pesquisa com todos os classificadores das contas da DRE Gerencial, observe que todas as contas começarão com classificador nº 3.  Todo o resultado final do exercício será apresentado na conta nº 3 - (=) RESULTADO DO PERÍODO e por isso que todos os outros classificadores de Receita, Custo e Despesa também começarão com 3 para nivelar com essa conta e possibilite a validação do arquivo.  

 

Visualização por ordem de classificador

 

Visualização por ordem de impressão

ASSOCIAÇÃO DAS CONTAS CONTÁBEIS COM AS CONTAS DA VISÃO GERENCIAL

Como já está implementado, o próximo passo e fazer as associações para trazer os saldos. Neste exemplo, mostra as associações da conta gerencial de receita 3.01.01.01.01.01 com as contas contábeis do plano de contas também de receita  

 

 

Abaixo os detalhes de cada parte da tela da visão gerencial com orientações para fazer as corretamente as associações:


Visão Gerencial

Essa primeira parte da tela servirá para buscar as contas da DRE gerencial que terão as contas contábeis associadas 

Visão: Selecionar a visão com o código 95;

Classificador: Selecionar o classificador que terá as contas associadas. Mas serão somente os classificadores analíticos da visão gerencial que será associado com as contas analíticas do plano de contas. Não há necessidade de se associar contas sintéticas pois elas serão totalizadas automaticamente de acordo com os saldos das contas analíticas. Uma outra coisa importante é que os classificadores que já estão implementados no Globus, a estrutura deles não podem ser alterados, tem que permanecer do jeito que está que no exemplo a acima é 3.01.01.01.01.01. Já descrição dele, esse sim pode ser alterado.

Excluir: Se observar na ilustração acima há duas opções “excluir”, um ao lado do campo Visão e o outro no campo Classificador: Muito cuidado ao selecionar essas opções pois elas excluem o cadastro da Visão e do Classificador. Essa opção pode ser usada para excluir contas criadas na visão gerencial pelo usuário que será mostrado mais adiante.

  

Tipo classificador 

 

Aqui são informações que contém as características da conta gerencial 

Natureza: Informar a natureza das contas, se é credora ou devedora;

Tipo: Informar se conta é analítica ou sintética. Para as contas que já estão implementadas no Globus, esse campo ficará desabilitado para não ocorrer engano o que pode quebrar a estrutura e interferir nos saldos.

Sintético Superior: Informar a sintética superior da conta. Para as contas que já estão implementadas no Globus, já está informado corretamente por isso não há necessidade de se alterar somente as que serão criadas pelo usuário.  

Tipo de conta: Como serão associados somente as contas de resultado, o código será o nº 4 pois é o que o validador do Sped ECD reconhece como conta de resultado. Para ter essa opção, é necessário ter o cadastro no menu CADASTRO>CONTAS CONTÁBEIS>TIPOS DE CONTA

 

Plano de Contas – Globus

Essa parte da tela da visão gerencial servira como espécie de filtro para trazer as contas contábeis que serão associadas as contas da visão gerencial:  

 

Plano: Selecionar o plano de contas

Tipo de conta: Como serão somente as contas de resultado, também pode informar o tipo 04 que como mencionado anteriormente, é o que o validador do Sped ECD reconhece como conta de resultado. Mas só vai fazer o filtro por tipo de conta desde que esse tipo de conta esteja informado correto no cadastro de contas contábeis. Mas caso não deseja fazer o filtro pelo tipo de conta, basta pular o campo com seta direcionada para baixo do teclado. 

Classificador conta: Nesse campo é possível fazer o filtro de contas contábeis analíticas pela conta sintética do grupo para trazer somente as contas analíticas daquele determinado grupo. Para verificar qual é a conta sintética do grupo, basta selecionar “enter” no teclado nesse campo que abrirá uma tela de pesquisa com todas as contas sintéticas do plano de contas. Mas se também não desejar fazer o filtro pela conta sintética, basta pular o campo com seta direcionada para baixo do teclado.


Plano de Contas – Contas Contábeis

É nessa parte da tela que realmente ocorrerá as associações. Do lado esquerdo da tela as contas disponíveis para associação que irão aparecer de acordo com o filtro feito ou não mostrado anteriormente e do lado direito as contas associadas. Para associar, selecione a conta no lado esquerdo e clique na única seta amarela que está no meio dos campos das contas disponíveis e associadas. As duas setas amarelas associam de uma vez todas as contas que estão do lado esquerdo sem a necessidade de selecionar determinada conta. As setas azuis fazem o oposto, desfaz a associação.  Caso as contas contábeis aparecem com a fonte em vermelho, é por que elas já estão associadas a uma outra conta gerencial      

 

Gravar: Selecionada as contas contábeis, clicar em gravar para fazer a associação;

Limpar: Limpa todas as informações contidas na tela;

Excluir: Exclui a associação feita na conta gerencial que está na tela

Visualizar: Visualiza as contas contábeis que estão associadas na conta gerencial:

 

Consulta: Processa toda a DRE da Visão Gerencial em uma tabela dinâmica onde é possível analisar a estrutura e verificar todas as associações de todas a contas. Pode selecionar os campos que irão compor na tabela e exportar para o Excel: 

 

Não é preciso se limitar somente as contas da visão gerencial previamente cadastradas no Globus. É possível complementar a DRE com a criação de outras contas. Mas tem que ser na mesma estrutura e seguindo a sequência dos classificadores. Por exemplo, já existe 5 contas de despesa cadastradas do classificador 3.01.01.04.01 a 3.01.01.04.05. Se quiser criar mais uma conta de despesa, será criada com o classificador 3.01.01.04.06  e posso associar também. E na hora de cadastrar, se atentar as características dela como natureza, tipo de conta, sintética superior etc...

 

 

 

 

EMISSÃO DA DRE NA VISÃO GERENCIAL 

Feita as associações das contas contábeis de resultado de receita, deduções da receita, custos e despesas, é hora de processar o balancete da visão que gerencial que precisa ser conciliado com o balancete de verificação do plano de contas para ver se o resultado final está batendo.

Na aba “principal” informara a visão gerencial que será processada que nesse caso é o 95, período, o plano de contas, empresa\filial e o tipo de lançamento  

CTB>PROCEDIMENTO MENSAIS>BALANCETE VISÃO GERENCIAL

 

Na aba Filtros\Visualização há outras opções para filtrar o relatório, mas o que será destacado são os campos dos parâmetros onde é importante sempre deixar a opção “ignorar apuração” marcada para trazer os saldos das contas de resultado depois de encerradas. O outro é a ordenação que nesse caso vou deixar ordenado a DRE por classificador  

 

Após selecionara opção “visualizar” a DRE Gerencial é processada. É preciso que o Balancete de Verificação seja processado com a apuração ignorada também.  Além do resultado final, é possível conciliar os totais dos grupos de receita, custo e despesa também. 

 

 

 

 

Umas das vantagens da visão gerencial é que eu posso fazer uma análise dos resultados em vários períodos. No exemplo anterior eu processei anual para trazer o resultado do ano todo. Mas é possível processar os resultados por mês, semestral, trimestral e bimestral.



 

 

 

 

DECLARAÇÃO DRE NO ARQUIVO DA ECD

Conferido a DRE Gerencial com o balancete de verificação, quando for gerar a ECD tem que selecionar a DRE gerencial 95 para que seja gerada no arquivo.  



ROTINAS AUXILIARES>ARQUIVO DIGITAIS>SPED ECD

 

Obs: Não é preciso marcar o balanço patrimonial, pois do balanço patrimonial pegara informações do cadastro de contas contábeis mesmo. Só será marcado caso haja um balanço patrimonial montado na visão gerencial, assim como a DRE, e quiser declarar esse balanço montado na visão gerencial na ECD. Caso contrário, não é preciso selecionar. 

 Registro J150 DRE no arquivo digital do Sped ECD gerado por ordem de classificador: