Ao enviar o xml dos eventos do SST,  podem ocorrer criticas cadastrais ou sistêmicas. Para auxiliar no tratamento das criticas de SST, fizemos um tutorial com a principais criticas e como tratá-las, que você confere abaixo:



Soluções de Críticas da S-2240

 Critica 1: Crítica: Não foi possível encontrar as informações referente ao cadastro de condição ambiental.
 Mensagem técnica: Sistema: 000004 - Existem mais de 1 ambiente de empresa e filial associados a função do colaborador, é necessário que exista somente um ambiente em empresa e filial associado a função

Solução: Ir no menu: Segurança> Agente Nocivo> Ambiente de Trabalho X Função e ou Segurança> Agente Nocivo> Ambiente de Trabalho X Colaborador e Associar os ambientes de trabalho por função.

 

Critica 2: Crítica: Não foi possível encontrar as informações referente a tag dscAtivDes.  Mensagem técnica: Sistema: 000005 - Não foram encontradas as descrições referente as atividades desempenhadas (tag dscAtivDes).

Solução: No modulo Folha ir no menu: Cadastros> Função Cadastro de Função> Aba Informações Gerais e preencher o campo descrição das atividades que é obrigatória para o eScial.


Critica 3: Crítica: Não foi possível encontrar as informações referente ao agente nocivo. Mensagem técnica: Sistema: 000007 - Não foi encontrado agente nocivo associado ao colaborador.

Solução: No modulo de Recursos Humanos ir no menu: Segurança> Agente Nocivo> Agente nocivo funcionário, ir no menu Segurança> Agente Nocivo> Agente nocivo filial/função e ou no modulo de Folha no menu: Cadastros> Função Cadastro de Função e associar os agentes nocivos mesmo que a função não esteja exposta, e verificar se não existem vigências em aberto, pois há validação. Sempre que existir um novo laudo deverá ser cadastrado uma vigência nova e finalizada a vigência antiga.

  

Critica 4: eSocial: Conteúdo do evento inválido. - Já existe no evento um grupo com mesma chave de identificação.

Solução: O código do Fator de Risco associado ao Agente Nocivo no menu: Segurança> Agente Nocivo> Agente Nocivo, não pode se repetir várias vezes dentro do XML para o mesmo funcionário. Como por exemplo, se o mesmo está tem um agente nocivo como Ausente, os outros códigos não precisam também estar associado com a ausência.

Segue a Tabela 24 do eSocial para ajudar a cadastrar os Fatores de Risco: https://www.gov.br/esocial/pt-br/documentacao-tecnica/leiautes-esocial-nt-02-2021-html/tabelas.html#24

 

Critica 5: eSocial: Conteúdo do evento inválido. - Grupo 'Requisitos das NR6 e NR9 pelo (s) EPI (s) informado (s)' deve ser preenchido. Verifique as condições de preenchimento no leiaute. eSocial: Conteúdo do evento inválido. - Grupo 'Equipamentos de Proteção Individual - EPI' deve ser preenchido. Verifique as condições de preenchimento no leiaute.

Solução: É necessário que todo funcionário que tem um agente nocivo que determina que o mesmo tenha a neutralização através do EPI o mesmo tem que estar cadastrado e distribuído corretamente para os funcionários: ir no menu: Segurança> Agente Nocivo> Agente nocivo funcionário, ir no menu Segurança> Agente Nocivo> Agente nocivo filial/função e ou no modulo de Folha no menu: Cadastros> Função Cadastro de Função

Após verifique se há EPI associado ao agente nocivo, menu: Segurança>Agente nocivo>Agente nocivo, verificar depois se os EPI’s estão associados corretamente no menu: Segurança> EPI (NR6) > EPI x Função e verificar se o EPI foi distribuído corretamente para o funcionário no menu: Segurança> EPI (NR6) > Distribuição de EPI

 

 

Critica 6: Crítica: Não foi possível encontrar as informações referente a observação (ões) complementar (es) referente (s) a registros ambientais.  Mensagem técnica: Sistema: 0011.3 - Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto

Solução: Para casos de agente nocivo do tipo "ergonômico" é obrigatório preencher os campos Metodologia e observações na tela de associação do agente nocivo ao funcionário.

 

Critica 7: Crítica: Não foi possível encontrar as informações referente ao responsável PPP.
 Mensagem técnica: Sistema: 000010 - Não foi encontrado o CPF do responsável pelos registros ambientais (Responsáveis PPP).

Solução: Modulo Recursos Humanos: Menu> Cadastros> Responsáveis PPP > Cadastro e Menu> Cadastros> Responsáveis PPP > Associa Responsáveis e cadastrar as datas fim dos responsáveis que não fazem mais parte.

 

Critica 8: eSocial: Conteúdo do evento inválido. - Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado, mesmo Tipo de Inscrição, Número de Inscrição, CPF do Trabalhador, Matrícula, Data de Início da Condição.

Solução: Selecionar o quadro ao lado do nome do funcionário, clicar com o botão direito do mouse, escolher a opção Consultar Recibo, caso não funcione, ir no site do eSocial e pegar o número do mesmo para inserir manualmente conforme o  Link da nossa base do conhecimento para auxiliar como inserir o número do recibo https://bconhecimento.freshdesk.com/support/solutions/articles/43000545632-inserc%C3%A3o-do-n%C3%BAmero-de-recibo-no-gerenciador-esocial

 

 Soluções de Críticas da S-2210

Critica 1: O tipo de Acidente eSocial deve ser informado. Por favor verificar se as informações estão preenchidas corretamente em: Globus > Folha > Relatórios > Relatórios legais > Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT > Aba > Informações do Acidente > Campo: Tipo Acidente(eSocial).

Mensagem técnica: Sistema: 000021 - Erro ao buscar o código do Acidente CAT.

Solução:  Esta faltando preencher o campo "tipo de acidente" na primeira aba da CAT.

 

 Soluções de Críticas na S-2220 

Critica 1: O elemento 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtMonit/v_S_01_00_00:nrCRM' é inválido - O valor '0000004104' é inválido dependendo do tipo de dados 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtMonit/v_S_01_00_00:TS_crm' - O comprimento real é maior do que o valor de MaxLength.

Solução:  Deve informar somente o numero do CRM do médico sem acrescentar zeros. Esse campo só pode enviar 8 números.

 

Soluções de Críticas Gerais SST

Critica 1: Schema do evento inválido

Solução:  Verifique os cadastros, há mais de uma informação obrigatória que não está preenchida.



Em caso de dúvida, favor acessar o portal do cliente da Praxio e abrir um ticket.