1. Informações Gerais
Objetivo: Novidades de Recursos e Melhorias |
A criação do Novo Modelo de Cadastro de Viagens tem a finalidade de entregar para o cliente uma estrutura com mais Recursos para executar as atividades na plataforma.
Detalhes: |
SIM:
Modulo: ESC - Escala
Acesso Globus:
Cadastros> Programações> Programação de Viagem.
Escala> Escala +> Serviço Simulado (Acesso Provisório).
Informações Adicionais: |
2. Dados Para Registro das Viagens:
2.1. Inicia-se o cadastro das Viagens escolhendo a Empresa/Filial;
2.2. Em seguida define-se o Código da Programação que será utilizado para Cadastrar as Viagens;
2.3. Define-se a Vigência da Programação;
2.4. Caso já tenha no sistema uma Programação OSO com Serviços Simulados basta escolher o Código desta Programação, não havendo deixa este campo em branco;
2.4.1. Havendo uma Programação OSO o usuário deverá escolher o Código desta forma o sistema trará todas as informação desta programação preenchendo todos os demais campos após conferencia basta gravar para finalizar.
2.4.2. Não Havendo uma Programação OSO segue preenchendo os demais campos.
2.5. Escolhe a Linha a qual será acrescentado as Viagens.
2.6. Campo de Observação fica disponível caso o cliente queira colocar informações adicionais referente a Programação que está sendo criada.
2.7. Os campos de Data de Cadastro e data de Alteração, ficam preenchidos após finalizar o Cadastro serve para orientar o usuário quanto as alterações realizadas.
Figura 1. Tela de Programação de Viagem.
3. Acesso ao Campo de Cadastro:
3.1. Para abrir o Campo e iniciar o Cadastro das Viagens clica na Seta Azul no canto esquerdo da tela ou pressiona a tecla de atalho F8. Figura 2.
Figura 2. Acesso ao Campo de Cadastro das Viagens.
4. Cadastro das Viagens e Serviços.
Após acessar o Campo de Cadastro segue-se os seguintes passos:
- Campos de Preenchimento Obrigatórios:
4.1. Escolhe-se o Tipo de Dia Uteis, Sábados e ou Domingo;
4.2. Define-se um Código para o Serviço;
4.3. Horário Inicio da Viagem;
4.4. Local Inicio da Viagem;
4.5. Horário Fim da Viagem;
4.6. Local Fim da Viagem;
4.7. Sentido da Viagem Ida, Volta e ou Circular;
Obs.: Existem serviços que iniciam em um dia e terminam no outro dia, porém o sistema deverá considerar como início de jornada o primeiro dia. Para estes casos, marcamos a opção Virada de Dia, representando que houve uma virada de um dia para o outro. Campo de Virada de Dia, deve ser marcado conforme parametrizado pelo cliente, com relação a função. Figura 4
- Campos não Obrigatórios:
4.8. Atividade;
4.9. Outras Linhas;
5.0. Acessórios;
5.1. Sufixo;
5.2. KM;
5.3. Legenda;
5.4. Referencia;
5.5. Horário Referencia.
Figura 3. Campo de Cadastro das Viagens.
Figura 4. Campo de Cadastro das Viagens.
6. Grid de Viagens e Alteração na Programação.
6.1. Grid de Viagens
Após o preenchimento dos Campos acima citados deve-se associar os dados no grid das viagem clicando na Seta Azul no canto Direto da Tela. Figura 5.
Figura 5. Associação dos dados para o grid das viagens.
6.2. Alteração na Programação.
Havendo a necessidade de alteração na programação o usuário tem a possibilidade de acessar o Grid onde a viagem foi alocada e altera-la. Todos os campos do grid são habilitados para que seja liberada a alteração com exceção do campo (Código).
Para habilitar a alteração deve-se dar duplo clique com o Cursor do Mouse no campo que deseja alterar, abrirá no local o componente de consulta no campo escolhido. Figura 6.
Após realizar as alterações desejadas o usuário finaliza o processo clicando no Botão (Alterar). Não havendo alterações a serem realizadas nas viagem basta Gravar as informações, Finalizando o processo de Cadastro das Viagens.
Figura 6. Habilitação do Componente de Consulta.
7. Serviço Simulado.
7.1. Aba de Filtros.
Nesta aba o usuário definirá para o sistema quais as informações que deveram constar nos serviços a serem simulados, basta o usuário preencher os campos com as informações dos filtros.
Após o preenchimento dos filtros o usuário deverá clicar em Consultar para que o sistema inicie a o processo, ao fim o resultado da geração será apresentado na Aba de Resultados.
Figura 7. Tela de Simulação de Serviço Aba de Filtros.
7.2. Aba de Resultados.
Uma vez consultado os dados existentes, essas informações estarão disponíveis na Aba de Resultados, nesta aba o usuário deverá verificar os dados gerados e estando tudo certo basta clicar em Simular.
Caso o usuário ache que os dados gerados não estão de acordo ele pode realizar uma nova consulta.
Figura 8. Tela de Simulação de Serviço Aba de Resultados.
Realizado a consulta os dado ficaram disponíveis o usuário deverá clicar em Simular, o sistema irá processar os dados e ao termino os serviços Simulados serão apresentados na tela com todas as informações do serviço.
Figura 9. Tela de Simulação de Serviço Aba de Resultados Serviços Simulados.
Estando todas informações corretas basta Gravar as informações finalizando o processo, estes dados estarão disponíveis no sistema para elaboração da Escala Padrão.
Após a Simulação ter sido concluída abrira uma nova aba na Tela de Simulação Aba de Estatística.
8. Aba de Estatísticas.
Essa aba tem a função de apresentar para o usuário os dados de valores referentes aos serviços simulados desta forma o usuário poderá realizar um processo de gerencia de recursos essa tela busca essas informações na tela de parâmetros da escala no acesso: Utilitários>Parâmetros de Configuração do Sistema> Aba Configuração> Aba Valores.
Figura 10. Tela de Simulação de Serviço Aba de Estatísticas.
Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link http://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo