1. Informações Gerais


Objetivo: 

Criação do recurso para integrar os usuários do ERP Globus com o Active Directory , este recurso tem como finalidade integrar os usuários do Globus com o Active Diretory, evitando assim que o administrador do Globus tenha que se preocupar em ativar / desativar os usuários do ERP Globus, onde o mesmo irá fazer a consistência se o usuário está ou não ativo em função das permissões do Active Directory.



Detalhes:


Modulo: CTR - Controle


Acesso Globus:

Parâmetros > Configurações
Acesso > Usuário > Associar usuário AD
Acesso > Usuário > Cadastro


Informações Adicionais:


O que é Active Directory (AD)?

O Active Directory (AD) é uma ferramenta da Microsoft utilizada para o gerenciamento de usuários de rede, denominada serviço de diretório. Um diretório nada mais é do que um banco de dados contendo informações dos usuários de uma organização, tais como nome, login, senha, cargo, perfil e etc. 


O Active Directory  é implementado em protocolo LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), que, traduzido significa: Protocolo Leve de Acesso a Diretório. Trata-se de um protocolo livre que é conhecido como o padrão do mercado para gerenciamento de informações de diretório distribuído sobre uma rede de Protocolo da Internet (IP).

Através da implementação de serviço LDAP, o Active Directory  permite o uso de um único diretório para controle de acesso a todos sistemas e serviços dentro de uma rede corporativa. Isso significa que o colaborador de uma empresa não precisa criar um usuário e senha para cada sistema que tiver acesso, e sim utilizar seu usuário e senhas únicos. 


Recursos Gerais do Active Directory (AD)

São alguns dos principais recursos do AD:

  • Autenticação centralizada
  • Nível de segurança controlado
  • Facilita a Delegação de tarefas administrativas
  • Torna eficiente o gerenciamento de acesso
  • Proporciona um índice dos recursos na rede
  • Subdivisão de domínios em unidades lógicas
  • Fornece recursos de replicação de dados
  • Facilita a atribuição e manutenção de múltiplos domínios
  • Facilita a implementação de políticas de utilização (Políticas de Grupos)
  • Unificação do sistema de nomes baseado em DNS.

Como Funciona o Active Directory?


Funcionamento do AD na perspectiva do usuário;

Na perspectiva dos usuários, o AD funciona para que eles possam acessar os recursos disponíveis na rede. Para isso basta que estes efetuem o logon uma única vez no ambiente local de rede (normalmente, ao iniciar o sistema Operacional).

Quando o usuário digita seu login e senha, o AD verifica se as informações fornecidas pelos usuários são válidas, e em caso positivo, realizar a autenticação. O AD é organizado de uma forma hierárquica, com o uso de domínios.

Funcionamento do AD na perspectiva técnica;

As informações relevantes que normalmente são armazenadas no AD incluem basicamente:

  •  Dados de contato do usuário
  •  Dados específicos de configuração do desktop ou da rede.
  •  Informações da fila da impressora
     

O "Active Directory data Store" (Banco de Dados de Active Directory) contém todas as informações do diretório, como informações sobre usuários, computadores, grupos, outros objetos e os objetos aos quais os usuários podem acessar, assim como componentes de rede. Ele permite um gerenciamento de acesso total e controlado.

Os diretórios são utilizados para gerenciar pacotes de software, arquivos e contas de usuários finais dentro das organizações. O administrador utiliza os conceitos de árvore e floresta do AD, não sendo necessário visitar os desktops individualmente.  


Como Funciona o Active Directory no Globus?


Para ter acesso a integração do Active Diretory no Globus é necessário a liberação do módulo B14, essa liberação é feito pela Praxio.

Após a liberação do módulo B14 será liberado a aba Active Directory na tela Cadastro de Usuários



Primeiramente é necessário associar todos os usuários que são utilizados no Globus em usuários do Active Directory. 



Após associar todos usuários que são utilizados no Globus em usuários no Active Directory, acessar os menus Parâmetros >> Configurações e marcar a opção Integração Active Directory. Após marcar esse opção, os usuários não irão conseguir mais acessar o sistema com o usuário do Globus, só terão acesso ao sistema com o usuários do Active Directory.



Com a opção Integração do Active Directory habilitado, o sistema irá validar somente o usuário do Active Directoy para o LOGIN, tanto no Globus4 como no Globus+





Após marcar a opção integração com Active Directory, na tela Cadastro de usuários, será habilita a opção Importar usuário do Active Directory, essa opção, te permitira criar usuários novos no Globus buscando do Active Directory.



Após acessar o atalho, basta o usuário entrar com um usuário e senha do AD ativo, para ter permissão de associar um usuário AD, o usuário ADM precisa logar com o seu usuário e senha do AD.


Feito o acesso com um usuário válido do AD, o sistema irá listar todos os usuários ativos do Active Directory, basta o usuário escolher um usuário e clicar na opção inserir. 
O sistema irá abrir a tela de cadastros de usuário para o ADM fazer a associação do Grupo de usuário do Globus.


Feito a associação o sistema irá abrir a tela de seleção de perfil de usuário para fazer a sincronização, finalizado essa etapa o usuário já está disponível para logar no Globus com seu usuário e senha do AD.


Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link http://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.