Informações Gerais.
Objetivo: |
Permitir a importação de arquivos de vendas (Crédito e Débito) da conciliadora de movimentos de cartões Equals. |
Detalhes: |
Controle Vendas Cartões à Movimentos à Importação. Controle Vendas Cartões à Movimentos à Revogar importação. Controle Vendas Cartões à Movimentos à Classificação de ajustes. Controle Vendas Cartões à Movimentos à Classificação de vendas/ Data crédito. Controle Vendas Cartões à Conciliação à Conciliação Bancária. Controle Vendas Cartões à Contabilização à Integração Contábil.
|
Informações Adicionais: |
1- Cadastros principais para o processo de importação:
Incluímos mais uma conciliadora de cartões de crédito no módulo GCC chamada Equals para importação da vendas a crédito, débito, ajustes de venda, conciliação bancária e contábil.
Passo 1 - Será necessário realizar primeiramente o cadastro de parâmetros com agrupamento contábil e escolha de qual opção de conciliação bancária será utilizada, após a importação dos arquivos.
No campo "Forma de conciliação bancária" temos 3 opções:
- Movimentação existente: A conciliação é realizada com uma movimentação bancária existente, devemos também cadastrar o agrupamento contábil para contabilização do Aluguel, Cancelamento, Comissão, Despesa, contestação e vendas débito e crédito.
- Gerar nova movimentação (Liquido): Conciliação com movimentação bancária gerada pelo módulo GCC pelo valor liquido e realizar o cadastro do agrupamento contábil para contabilizar o Aluguel, Cancelamento, Comissão, Despesa, contestação e vendas Débito e crédito.
- Gerar nova movimentação (Detalhado): Nessa modalidade, a conciliação com a movimentação bancária é gerada pelo módulo GCC considerando o valor bruto por valores (Vendas a débito e crédito, Aluguel, Cancelamento, comissão e contestação) e a contabilização é realizada de acordo com a conta contábil associada ao histórico bancário.
Cadastros>Controle Cartões>Parâmetros
Ao clicar com o botão direito do mouse podemos incluir os agrupamentos contábeis para a integração com a contabilidade, preencher com o plano de contas, inserir a conta Débito e Crédito e informar um histórico contábil.
Nos campos disponíveis definir se será por Bandeira, Estabelecimento, Tipo, Operadora, etc.
Passo 2 - Realizar o cadastro da loja, ponto de venda.
A associação da Empresa/Filial é opcional e evita a importação de arquivos em empresa errada!
Cadastros>Controle Cartões>Lojas
Passo 3 - Cadastrar o Estabelecimento e associar a loja.
Cadastros>Controle Cartões>Estabelecimento
É possível também realizar a associação em massa ou revogar pela tela "Associação Loja x Estabelecimento".
Cadastros>Controle Cartões>Associação Loja x Estabelecimento
Todas essas informações vêm no arquivo e por isso é importante o cadastro correto para importação da vendas, que vem com extensão ".csv"
Ou podemos ter também na extensão ".txt"
3 - Importação de vendas e arquivos financeiro.
Ao realizar a importação pode ser que tenha no arquivo da operadora estabelecimentos ainda não cadastrados no módulo GCC, nesse caso podemos efetuar esses cadastros com o atalho da tela , ou então marcar a flag para cadastrar de forma automática o estabelecimento e a loja.
Obs.: Como no Equals não temos a informação da loja se faz necessário informar uma loja padrão, para que sejam cadastrados os estabelecimentos associados à loja informada na tela.
Caso não tenha marcado a flag, ao importar o sistema abrirá uma tela informando que o estabelecimento não esta cadastrado e nesse momento é possível efetuar o cadastro e continuar com as importações.
Seleciono o diretório e pasta onde se encontram os arquivos e habilito o arquivo a ser processado, é possível marcar mais de um arquivo para importação
Controle vendas cartões>Movimentos>>Importação.
Ao clicar em importar o sistema identifica um estabelecimento não cadastrado.
Nesse momento abrirá a tela de cadastro de Estabelecimentos para finalizar o cadastro e o processamento do arquivo.
Ao final do processamento temos a listagem com todo o processo realizado informando o que foi importado, motivo de não ter importado, quais foram os ajustes, etc.
Abaixo, tentei processar o mesmo arquivo e já tenho uma listagem informando o motivo pelo qual não foram importados os registros.
No caso de precisar cancelar esse processo é possível revogar o arquivo importado.
Basta preencher o filtro escolhendo a operadora "EQUALS", no período é possível escolher por transação/Crédito que vem dentro do arquivo correspondentes às vendas , ou então escolher por data de importação que é a data de realização do processamento do arquivo no modulo GCC.
É possível filtrar também por estabelecimento selecionando somente o que pretende revogar.
Controle vendas cartões>Movimentos>>Importação.
Ao pesquisar, após preenchimento do filtro, podemos selecionar o que será revogado ou com o botão direito do mouse 'marcar todos'.
Obs.: Caso alguns registro esteja já conciliado com o Banco ou Contabilidade, não será possível excluir, para realizar esse processo precisará revogar as conciliações.
4 - Relatório.
Temos um relatório que é possível consultar as vendas importadas para acompanhamento do que processou baixa , ou o que teve ajuste , ou se simplesmente ainda está somente com a venda processada.
Realizei outra importação de vendas:
Ao gerar o relatório temos os detalhes desse arquivo importado no Globus.
Por ser uma consulta dinâmica se em algum momento já salvou uma estrutura para consulta ao inserir o relatório já vem no formado salvo anteriormente.
Controle vendas cartões>Movimentos>>Importação.
Na visão do relatório por consulta dinâmica, tenho só campos que posso usar, observe que no campo Processou Baixa está como "Não", pois ainda não foi importado o arquivo financeiro.
Agora, importo o arquivo financeiro para baixa das vendas na data de crédito.
Consigo verificar no relatório os documentos com processamento de baixa, se houve algum cancelamento para ajustes:
5 - Classificação de ajustes e vendas.
Nessa tela podemos classificar os ajustes que vieram no arquivo e que faltam informações como Bandeira, dados bancários, etc.
Com o botão direito do mouse iremos escolher o campo a ser classificado ou escolher a opção "Classificar", que realizará de uma só vez todos os ajustes selecionados.
Controle vendas cartões>Movimentos>>Classificação de ajustes
Ao classificar conforme legenda a cor da linha fica azul que significa que está totalmente classificado:
Algumas vendas do arquivo podem vir sem informação bancária ou mesmo têm a indicação dos dados bancários, mas para conciliar precisa informar outros dados, sendo assim iremos classificar esse dados também:
Controle vendas cartões>Movimentos>>Classificação de ajustes
Inserido o ajuste basta gravar:
5 - Conciliação Bancária e Contábil.
Etapa final do processo é a conciliação bancária e contábil. Com o parâmetro selecionado iremos utilizar a movimentação existente no banco:
Na tela de conciliação é possível criar um grupo para facilitar a conciliação, nesse formato escolhemos por bandeira:
Controle vendas cartões>Conciliação >>Conciliação bancária.
Ao voltar para aba Agrupamentos Disponíveis, marco a flag e pesquiso:
Agora temos as vendas do lado esquerdo do grid e os movimentos bancários do lado direito, com botão direito do mouse tenho algumas opções como ver os detalhes de cada venda por exemplo:
No grid das vendas consigo ver o detalhe:
Módulo Banco: No banco já foram realizados os movimentos.
Agora é só conciliar
Ao consultar o movimento no banco consta como conciliado.
É possível revogar essa conciliação indo no menu:
Controle vendas cartões>Conciliação >>Revoga Conciliação bancária.
Conciliação contábil
Controle vendas cartões>Contabilização>>Integração Contábil
Registro no módulo de Contabilidade.
Para revogar a integração contábil basta acessar :
Controle vendas cartões>Contabilização>>Revoga Integração Contábil
6- Antecipação de recebiveis. (Atualização Versão 08/04/2024)
Implementamos o processo de antecipação de recebíveis do Equals.
Importando o arquivo de vendas.
Consideramos como data crédito a coluna que vem com a data de vencimento das vendas:
Conforme arquivo:
Gerando relatório para conferência:
- Data da transação: Data da venda;
- Data Crédito: Data de vencimento da parcela.
Quando ocorrer a antecipação das vendas no arquivo de movimento financeiro teremos na coluna 7 e 8 o tipo de movimento e a descrição nesse caso D2 - Baixa por antecipação e na coluna 9 a data do movimento, que nesse caso será considerado a data crédito para as antecipações.
Para atualização da vendas que não tem antecipação continuamos a considerar como data crédito a data de vencimento da parcela.
Para demonstração agora vamos importar o movimento financeiro:
Listagem com as atualizações
No Relatório conseguimos visualizar como ficou o no processo final:
Quando realizado a antecipação a data de vencimento da parcela ficará registrado na coluna "Data crédito original", e a data crédito passa a ser a data do movimento.
Para as vendas atualizadas sem antecipação consideramos a data de vencimento da parcela por isso a data crédito orignal fica sem preenchimento.
Na coluna taxa de antecipação é informada a taxa que vem no arquivo.
Ao realizar o cálculo no valor bruto teremos a comissão de antecipação que no final ficará:
Valor Bruto - Comissão de vendas - Comissão de antecipação =Vlr Líquido.
Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento. Telefone: (11) 5018-2525. Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/ #PodeContar #IA |
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo