Informações gerais

 

Objetivo: 

 

Envio das informações referentes a pagamento, crédito, entrega, emprego ou remessa efetuado por fonte pagadora pessoa física ou jurídica a beneficiário pessoa física, mesmo sem retenção de imposto de renda, nos casos previstos na legislação.  

Tem duplo objetivo: alimentar a DCTFWeb com informações dos tributos a serem recolhidos e alimentar os sistemas de malha fiscal da pessoa física na Receita Federal do Brasil. 



Quem está obrigado: 

As pessoas físicas e jurídicas conceituadas como fonte pagadora de rendimentos a pessoas físicas nos termos da legislação vigente, com exceção dos rendimentos decorrentes de relação de trabalho, quando liquidados diretamente pelo empregador, os quais devem ser informados no eSocial.



Prazo de envio: 

Este evento deve ser enviado até o dia 15 do mês seguinte ou antes do fechamento dos eventos periódicos da série R-4000 por meio do evento “R-4099 Fechamento/reabertura dos eventos da série R-4000”, o que ocorrer primeiro. Antecipa-se o envio deste evento para o dia útil imediatamente anterior quando não houver expediente bancário.


Detalhes:

 

  • Módulo: Escrituração Fiscal (ESF).
  • Caminho de acesso: Cadastros > Contas a Pagar > Tipos de Despesas
                                             Arquivos Digitais > Sped - EFD Reinf > Conferência e Liberação


Informações adicionais:

 

Para envio será preciso que no Globus seja associado a Natureza de Rendimento do reinf com o Tipo de Despesa do CPG, essa informação é obrigatória para envio do mesmo(Vide Instrução 1);


No Tipo de Despesa é imprescindível marcar a Flag " Gerar EFD-Reinf através do CPG" para que assim o documento seja visualizado no Reinf(Vide Instrução 1);


O Fato gerador para envio da R4010 - IR o usuário terá a escolha de 3 tipos de regime sendo eles: Regime por competência (Entrada), Regime por competência (Emissão) ou Regime de Caixa (Vide instrução 2);


Para que o documento seja visualizado no reinf  é preciso que o mesmo esteja integrado (vindo de outros módulos como ESF, EST, etc) ou lançado no CPG.


Para este registro caso na mesma competência tenha documentos do mesmo fornecedor onde apenas um teve a retenção será preciso enviar para Reinf todos documentos deste determinado fornecedor mesmo que não tenha retenção.


Eventos da série R2000 e R4000 não tem correlação, cada série deve ser enviada independe da outra, únicos registros que são compartilhados é a R1000 e R1070, sendo que na tela para envio disponibilizamos a implementação da Série na qual você terá a opção da Série 2000 ou Série 4000 no mesmo grid.





1. Associação da Natureza de Rendimento do Reinf com o Tipo de Despesa do CPG


Informação obrigatória no envio do evento R-4010 , onde caberá ao usuário efetuar a associação de seu tipo de despesas com algum código da tabela disponibilizada pelo Reinf.

No Globus importamos da Receita Federal os códigos da Natureza de Rendimentos ou seja não é permitido alterar/cadastrar nenhum código, caso você cliente tenha um código novo ou alterou a tabela perante a Receita Federal   basta nos acionar que adicionaremos.


Acesso :

No CPG > Cadastros > Tipos > Despesas ou

Na ESF > Cadastros > Contas a Pagar >Tipos de Despesas




Após efetuar a associação é imprescindível marcar a Flag " Gerar EFD-Reinf através do CPG" para que assim o documento seja visualizado no Reinf.





2 . Parametrização do Fato Gerador



Acesso: Cadastros > Reinf  > Parâmetros Impostos


Ao inserir o documento o que fará com que as informações vão ser visualizadas no reinf dependerá da parametrização de imposto a qual você atribui o regime pode ser:


Regime de Competência (Entrada/Saída) - Neste regime irá ser visualizado no Reinf na data de ENTRADA do documento

Regime de Competência (Emissão) - Neste regime irá ser visualizado no Reinf na data de EMISSÃO do documento

Regime de Caixa - Neste regime irá ser visualizado no Reinf na data de PAGAMENTO do documento


Demonstração do inserção do Regime referente ao R4010 - IR


Marco o Registro, o imposto e depois escolho o Regime




Após a escolha clico em incluir assim o registro, imposto e regime passará para gride abaixo e gravar.





Caso seja necessário excluir basta clicar na linha do registro e com botão direito escolher entre excluir ou excluir todos, após escolher basta gravar




Prontinho agora o documento lançado irá ser visualizado no Reinf registro R4010 no Regime de competência por entrada conforme exemplo acima.



3 . Lançamento do Documento



Acesso: Procedimentos Diários > Documentos > Inclusão


No lançamento do documento para fins do imposto IR o sistema irá acatar o lançamento com e sem valor complementar, ambos levarão o Imposto para Reinf, no exemplo abaixo demonstrarei o lançamento de um documento efetuado por valor complementar .

Inseri um fornecedor sendo pessoa física (CPF)

Reforçando quando o documento for lançado em outro modulo é necessário estar integrado no CPG para ser visualizado no Reinf, no exemplo de lançamento abaixo lancei o documento no CPG







4. Enviando Reinf



Acesso: Arquivos Digitais > Sped - EFD Reinf > Conferência e Liberação


O documento que lancei tem o regime de competência Entrada conforme demonstrado no item 2, como a data de entrada do documento é 01/07 o mesmo será visualizado no Reinf na competência de 07/2023 conforme abaixo:


Ao adentrar na tela inserir a empresa e competência você deverá escolher a série que quer entregar, como neste exemplo vou entregar o Registro R4010 escolho a opção R4000,  e clico em consultar para que a tela seja carregada com as informações pertinentes a série 4000 e o documento consta na competência 07/2023.




O documento que lancei tem o regime de competência Entrada conforme demonstrado no item 2, como a data de entrada do documento é 01/07 o mesmo será visualizado no Reinf na competência de 07/2023 conforme abaixo:




Agora iremos enviar o registro


Selecione o evento que deseja enviar e na linha do mesmo clicar com botão direito “Envio de evento por lote”





Abrirá a tela abaixo para envio, na qual você selecionará a nota que deseja enviar e clicar no botão "enviar"



Após o envio o sistema emite a mensagem que o lote foi processado com sucesso, clicar em ok, fechar a tela e clicar em consultar





Após consultar verifique na aba > gerenciamento o status do documento se estiver 2- Enviado


Você deverá consultar o período novamente até que fique 5 – Sucesso, esse processo pode ser demorado pois depende do retorno da RFB e não depende do Globus!




Quando no gerenciamento estiver com o status 5-Sucesso , volte até a aba do registro R4010 e verifique que no registro enviado constará também o recibo!





Após estar com sucesso basta enviar os demais documentos ou caso não tenha mais documentos para envio, efetuar o fechamento, para fechamento possuímos base de conhecimento abaixo: 

https://bconhecimento.freshdesk.com/a/solutions/articles/43000712712 




Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento. 


Telefone: (11) 5018-2525.

Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/


#PodeContar