Importação A52

Modificado em Sex, 21 Mar na (o) 5:07 PM


Informações gerais

 

Objetivo: 

 

Demonstrar a funcionalidade do A52 x Globus 


Detalhes:

 

  • Módulo: Frequência  

  • Caminho de acesso: Integração à A52

Informações adicionais:

 

O que seria o A52 - O A52 é um programa de rastreador que grava os movimentos (batidas) dos funcionários para serem importadas ao sistema, onde será tratadas essas batidas permitindo que a empresa tenha  o controle de horas de trabalho do colaborador.

Esse programa de rastreador armazena as batidas em uma API, e o programa receptor dessas batidas deve fazer as devidas parametrizações para consumir e enviar as informações da API.

Atualmente o A52 trabalha com dois fluxos, o de ida e volta, bem como todo fluxo é via API do A52.

  1. FLUXO 1- O globus envia as informações de cadastro, afastamento, desligamento de funcionários
  2. FLUXO 2 – O globus busca as marcações de ponto


É primordial que o cliente que for usar o A52 tenha uma concedente (B06) habilitado em nosso sistema.

Após a habilitação da concedente pelo TI, o cliente terá um menu no modulo de frequência chamado Integração:


Dentro do menu temos alguns submenus, onde dois deles devem ser parametrizados e os outros dois são de consumo e envio de informações.


Parametrização:


Devemos acessar o submenu : Parâmetros AP e realizar toda parametrização da API para que o sistema faça a interface com os dados do rastreador A52 para poder trabalhar com os dois fluxos.

Outra parametrização que deve se feita seria a De/Para, visto que para cada batida feita no rastreador temos uma atividade e essa atividade deve ser correlacionada com a ocorrência da frequência, para que o sistema entenda em qual ocorrência devo levar as batidas contidas na API no momento da importação.

Importante: Essas atividades e seus códigos são extraídos diretamente do A52, dessa forma, deve pegar com o fornecedor esses códigos,

Na tela de De/Para Atividade do A52, podemos incluir duas opções nas quais identificaremos na Atividade do Movimento, o inicio e fim de cada viagem. Onde poderemos validar também para as categorias "carreteiros" ( colaborador que fica viajando vários dias), motoristas e administrativos.

Realizada das devidas parametrizações, devemos enviar a primeira carga pela API para que o A52 reconheça os funcionários cadastrados no Globus.

Envio de Informações:

Para enviar essa primeira carga, devemos acessar a tela de Integração Funcionários, com isso o globus envia as informações de cadastro pela tela de integração de funcionários:

Para realizar a integração deve selecionar a empresa e filial desejada, o período que deseja consultar e ou enviar, bem como o tipo de pesquisa que deseja fazer e clicar em " pesquisar".

O sistema retorna com os funcionários dentro da busca solicitada, dessa forma, deve selecionar o funcionário e clicar em enviar.

Após o envio, o sistema demonstra na própria tela um retorno, demonstrando a mensagem de " motorista inserido com sucesso"

Após a inclusão do funcionário no A52 o sistema grava um código externo no cadastro do funcionário , na aba " Informações adicionais" 

IMPORTANTE: É imprescindível esse código externo no cadastro do funcionário para empresa que trabalha com o A52, pois é dessa forma, que o rastreador ira identificar o funcionário para realizar a importação de seus movimentos. 

Consumo da API:

O consumo da API será somente para buscar as informações das marcações realizadas pelo funcionário.

Porém o funcionário por sua vez deverá conter em seu cadastro a opção "bate ponto eletrônico" marcada.

Para buscar as informações das marcações realizadas pelo funcionário, devemos acessar o menu " importa marcações" 

Quando marco em tela a opção:

  • Importar do A52 -  Faço somente o consumo da API trazendo as informações das batidas para nossa base da frequência;
  • Converter - Com as batidas dentro do sistema, aplico as regras destinadas ao funcionário ou grupo de funcionário de acordo com o parâmetro;
  • Ambos - Faço as duas funcionalidades em um único processo, onde primeiro consumo a API trazendo as informações para a base e depois converto aplicando as regras do parâmetro. 

Após a importação e conversão, podemos consultar as batidas apuradas para esse funcionário no menu Altera Arquivo de Relógio ou Consulta API:

Altera Arquivo de Relógio

Consulta API:

Feita as conferências necessárias podemos seguir com a integração dos movimentos para a frequência feita pela aba " integração da frequência" onde você pode integrar somente um funcionário ou todos ao mesmo tempo.


Após a integração podemos consultar os movimentos na frequência de duas formas, sendo na digitação diária e na listagem de movimento, seguindo o fluxo normal do processo de fechamento da frequência.




Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento. 


Telefone: (11) 5018-2525.

Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/


#PodeContar



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo