Como gerar um Arquivo de exclusão  de lançamentos de Cobrança eletrônica ao banco?


Para essa rotina dentro do Globus é necessário realizar uma parametrização no módulo controle na tela da carteira de cobrança, onde devemos marca a flag "Atualização on-line".


  • Módulo: Controle bancário;
  • Menu: Cadastro>Dados bancário>Contas;
  • Aba: Carteira de cobrança.


No módulo contas a receber precisamos também definir o usuário autorizado a alterar documentos em cobrança, basta acessar o menu: Cadastro>Parâmetros ir na aba Cobrança e no menu inferior "Permissões de usuários".



Realizado as parametrizações devemos acessar a tela "Procedimentos diários > Cobrança eletrônica > Manutenção de títulos em cobrança", informar Empresa/Filial e os dados do Lançamento Bancário, no campo Incluir Apenas marcar  a opção "Documentos já Agendados ou Rejeitados" e clicar em "Pesquisa" Selecionar o(s) Documento(s) e com o botão direto do Mouse clicar em "Excluir documentos em cobrança".


Podemos nessa tela usar o processo de excluir o registro já enviado ao banco como podemos realizar uma alteração, no caso a alteração se da apenas ao vencimento.




O Status do documento muda para EX - Excluído, caso seja alteração de vencimento o status é alterado para AL- Alteração, e deverá informar a nova data de vencimentos antes de gerar a remessa.



Agora é só gerar uma nova remessa e enviar ao Banco para que seja excluído o registro do processo de cobrança.

 


Abaixo uma demonstração do arquivo e a ocorrência gerada para essa exclusão para esse exemplo do banco Bradesco:


Esse processo não libera de imediato o documento é necessário aguardar o retorno do banco com o aceite da exclusão ou alteração para processamento no Globus, no caso de exclusão o documento terá os dados de cobrança limpos, já a alteração apenas será confirmado com o status de agendamento novamente.



Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link https://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.