Como excluir um documento parcelado no CRC? 


Para excluir o documento basta acessar a tela "Procedimentos diários > Documentos > Exclusão" e preencher todos os dados para localizar o documento, nesse processo é necessário ter todos os dados do documento para preenchimento do filtro, pois não é realizado consulta. 


Ao preencher: Empresa, Filial, Cliente, Série, Documento, Tipo de Documento e Parcela, o sistema trará na consulta o documento então basta  clicar em Excluir.




Ao clicar em Excluir irá aparecer a primeira pergunta "Confirma exclusão", deverá clicar em SIM.




Ao confirmar a exclusão o sistema abrirá a segunda janela com a seguinte opção: "Deseja excluir todas as parcelas não recebidas deste documento?" ao clicar em:

  •  SIM - O sistema exclui todas as parcelas não recebidas;
  •  NÃO - Será excluído apenas a parcela informada na tela.



Por fim o sistema abrirá a ultima janela com a opção referente a contabilização desse documento: "Existem outras parcelas com o mesmo lançamento contábil. Deseja excluir o lançamento contábil", ao clicar em:

  • SIM - Irá excluir o lançamento contábil de entrada da nota;
  • NÃO -  O lançamento contábil permanecerá.

Essa opção é muito importante porque as vezes o documento possui parcelas já recebidas que não serão excluídas, portanto o lançamento contábil deverá permanecer, mas se todas as parcelas serão excluídas então essa opção deve ser confirmada para que o lançamento contábil seja excluído também.




OBS.: Esse processo é valido para documentos de origem CRC, documentos integrados de outros módulos alguns se faz  necessário ir no módulo origem e revogar a nota. Por exemplo: módulo Turismo, as integrações desse módulo para o CRC não é possível realizar a exclusão, precisa revogar a nota na origem.



Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link https://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.