Como reparcelar um documento?


Quando o documento já foi incluído ou integrado para o CPG e precisamos parcelar devemos acessar o  menu: "Procedimentos auxiliares>Reparcelamento>Documentos" quando se trata de uma nota, recibo ou boleto.


Informar Empresa/ Filial e os dados do documento que deseja reparcelar;


No campo Valor da Parcela deverá ser informado o valor da nova parcela e no campo Vencimento da Parcela será o vencimento da nova parcela, observe que o valor residual fica na parcela 1, ao conferir todos os dados preenchido e só clicar em Gerar.


Se precisar gerar outra parcela e só seguir o mesmo processo buscando a parcela de número 1 que ficou com o valor residual para realizar o novo parcelamento, esse processo gera o parcelamento e forma manual.


E possível reparcelar também documentos de substituição acessando  o menu: "Procedimentos auxiliares>Reparcelamento>Documentos de substituição", realizar os filtros e localizar o documento de substituição que precisa reparcelar, para criar outras parcelas basta selecionar a parcela de número 1 que ficou com o saldo residual para continuar o parcelamento.



Outra possibilidade de parcelamento de  documentos no CPG e no menu: "Procedimentos auxiliares>Parcelamento de documentos".


Essa opção é possível criar as parcelas com valores iguais de uma única vez, mas nesse processo não é possível parcelar documentos de substituição.


Ao preencher os filtros e consultar a nota a ser parcelada deverá definir a quantidade de parcelas e tipo de vencimento, há possibilidade de manter o vencimento no dia calculado ou alterar para o dia útil anterior ou posterior e se o arredondamento deve ficar na primeira ou na ultima parcela e clicar em Calcular, ao conferir os dados basta clicar Parcelar.




Pontos importantes sobre o reparcelamento:

  1. Verificar quando o documento possui impostos, descontos ou acréscimos se devem parcelar ou se devem  permanecer na primeira parcela, isso conseguimos verificar no cadastro de parâmetros na aba inferior Opções;
  2. Ao criar o parcelamento não é possível revogar, mas é possível cancelar as parcelas criadas e ajustar a primeira parcelar com o valor total ou então excluir/ revogar o documento para refazer a inclusão/integração;
  3. Quando há reparcelamento de documentos de substituição os documentos substituído também são parcelados.



Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link http://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.