Como excluir a associação de um documento?


Temos 3 situações de associação de documentos dentro do CPG que são:

  • Adiantamento;
  • Devolução;
  • Substituição de documentos.


Para desfazer a associação precisamos acessar a tela de exclusão de documentos, como não conseguimos realizar a busca na tela será preciso preencher todos os dados para localizar o documento, Exemplo: Empresa, Filial, Fornecedor, Série, Documento e Tipo de Documento.


Ao carregar o documento na tela no caso de Adiantamento ou Devolução o sistema abre uma janela informando que esse documento esta associado e pergunta de deseja desfazer a associação, nesse momento deverá confirmar clicando em SIM.


Importante lembrar que os dados a serem inseridos na tela de exclusão para desfazer a associação são os documentos criados para esse processo, um exemplo claro e quando temos um adiantamento associado a uma nota, para desfazer irei informar os dados do adiantamento e o mesmo deve ser feito quando possui devolução ou substituição.


Procedimentos diários > Documentos > Exclusão



Ao confirmar observe na tela abaixo que o botão Excluir mudou para Desfazer então e só clicar nessa opção para desfazer a associação e confirmar para concluir.



Alguns pontos importantes para desfazer a associação quando se trata de Adiantamento/Devolução:


  • Se o adiantamento estiver conciliado deverá primeiro tirar a conciliação para depois desfazer a associação;
  • Quando o valor do adiantamento ou devolução for menor e depois da associação e realizado uma baixa manual, só será possível desfazer a associação fazendo o processo inverso cancelando primeiro o pagamento para depois desfazer a associação.


Quando se trata de substituição de documentos o sistema habilita direto o botão Desfazer é só clicar e confirmar, nesse momento o boleto de substituição e excluído liberando os documentos que estavam associados.





Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link http://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.