O imposto será utilizado na impressão da Nota Fiscal, onde será calculado e impresso.


Para utilização dos impostos na nota, será necessário ter o parâmetro "Utilizar cadastro de impostos" na tela de Parâmetros, aba Nota Fiscal.




Para cadastrar o imposto é necessário informar:


Código e Descrição: Definir uma codificação sequencial e a descrição do imposto.


Classificação: Informar o imposto que está sendo cadastrado, no exemplo abaixo foi cadastrado o imposto de INSS, então a Classificação também será INSS. Nesse campo existem as opções: IR, ISS, INSS, PIS, COFINS, CSLL e GERAL.


Mensagem 1 e 2: Nesse campo poderá ser informado a mensagem que será exibida na nota fiscal para cada imposto. O que for digitado na mensagem, é o que será impresso no detalhe do corpo da nota. Pode ser utilizado inclusive variáveis que serão substituídas pelo valor do campo no momento da impressão (para encontrar as variáveis, clicar no botão com o ponto de interrogação).


Vigência: Informar a vigência inicial do imposto.


Alíquota: Alíquota do imposto.


Percentual: Seria a base de cálculo do imposto, no caso abaixo foi cadastrado 30%, ou seja, o imposto será calculado em cima de 30% do valor da nota.


O campo Percentual Vlr. Tributo é utilizado para o cálculo da Lei da Transparência.


Ainda podem ser utilizados os campos Faixa para Retenção e Vlr. Min. para retenção caso se aplique a algum imposto.


Cadastros > Impostos.


Após o cadastro o cadastro do imposto, ele deverá ser associado ao serviço da natureza da prestação, pois é através da Natureza da Prestação que o imposto é levado para a nota fiscal.


Dessa forma, antes de entrar no cadastro do serviço, será necessário verificar a Natureza da Prestação que é utilizada na nota fiscal, conforme a imagem abaixo.


Movimentos > Impressão de N.F. avulsa.


Ao encontrar a Natureza da Prestação, entrar em seu cadastro para verificar qual é o Serviços/Materiais avulsos que estão associados. 


Cadastros > Escrituração Fiscal > Natureza da Prestação.


Depois disso, entrar no cadastro do Serviço / Material avulso, colocar o serviço que foi encontrado no cadastro da natureza da prestação e associar os impostos que foram criados, conforme a imagem abaixo.


Obs.: O campo ISS Retido, deve ser marcado, caso for uma nota municipal que tenha ISS Retido.


Cadastros > Escrituração Fiscal > Serviços / materiais avulsos.



Após esse processo, os impostos estarão disponíveis para serem utilizados no lançamento da Nota Fiscal.



Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link http://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.