Pode haver situações em que o usuário gera uma nota de ICMS no sistema, mas observa posteriormente que o valor do imposto destacado na NF está menor do que deveria ser, possivelmente por ter associado uma operação fiscal incorreta no contrato. 

Para não ter de cancelar o documento no sistema e gerar outro, o usuário pode simplesmente emitir uma nota fiscal complementar, marcando a flag destacada abaixo e fazendo a consulta da nota. 

 

 

Menu: Procedimentos auxiliares>Nota fiscal>Impressão

 

Ao selecionar o documento, o usuário irá completar as informações referente a série e às datas de emissão e vencimento, e também irá definir o valor de ICMS que ficou pendente na primeira nota, conforme apontado na imagem seguinte.

 

 

Menu: Procedimentos auxiliares>Nota fiscal>Impressão>aba Gravação e impressão de nota fiscal

 

O corpo da NF já trará um texto padrão; indicando que aquela nota é o complemento de outra já emitida, mas que também poderá ser editado pelo usuário. A impressão mostrará os valores do serviço zerados, e somente o imposto ficará destacado no documento.

 

É importante ressaltar que tanto a nota complementar quanto a original deve ser integrada em conjunto, mesmo se forem emitidas em datas diferentes. Do contrário, o sistema exibirá uma crítica e não irá permitir a integração.