Antes de emitir qualquer contrato, é imprescindível que tenhamos tarifas vigentes para os agrupamentos de carroceria que serão utilizados nos pedidos. 

Essas tarifas serão cadastradas em tabelas de preços as quais iremos definir informações relevantes, tais como: vigência, valor da diária e valor do Km.

O primeiro passo será designar um código, nome e tipo para a tabela de preço a ser criada, as tabelas podem ser de dois tipos: Km ou serviço

Nos próximos exemplos, iremos abordar apenas a tabela de quilometragem, que é a mais utilizada nas empresas. 

Na tela abaixo, podemos observar que o campo Tipo foi alterado para “Tabela de preço” e o Tipo de controle está marcado em “km”. Após a gravação do novo código, a tabela poderá ser devidamente configurada no sistema.

 

 

                    Menu: Cadastros>Codificações

 

No exemplo abaixo, temos o cadastro já completo da tarifa para o código criado anteriormente.

Após inserir o código da tabela de preço, o usuário deve informar uma Data de vigência, para informar ao sistema a partir de que dia aqueles valores passarão a ser aplicados nos contratos e cotações de viagem. Lembrando que a data da viagem é que será validada para as vigências cadastradas.

Prosseguindo com os campos, temos então o Modelo de carroceria, onde iremos definir o agrupamento de modelo de carroceria a qual essa tarifa será vinculada. A data fim da vigência poderá ser mantida vazia ou aberta, mas é altamente recomendado que a vigência seja encerrada caso o usuário decida cadastrar uma nova com valores distintos.

Deveremos informar então o Valor da diária, correspondente ao valor cobrado por dia para as viagens que chegam em seu destino em um determinado dia, mas retornam em outro. Neste ponto, vale destacar que essa informação não é obrigatória, e o campo pode ser deixado com o valor zerado.

Os próximos dados se referem ao Valor da comissão, porém os mesmo será apenas utilizados para o cálculo do controle de comissões dos funcionários, que será explicado em seu respectivo artigo. 

É possível informar ainda uma Quantidade de poltronas para o desconto que será dado no valor final contrato.

Esse desconto será obtido da seguinte forma: supomos que um contrato foi fechado no valor de 1.203,00, sendo 903,00 correspondentes a quilometragem e 300,00 em diárias.

O agrupamento utilizado no contrato tem uma capacidade de 46 lugares. Dessa forma, o sistema irá calcular que o valor de uma única poltrona equivale a 26,15 (divisão do valor final sobre a capacidade). 

Assim, teremos o desconto total concedido, resultado este que representa o valor da poltrona multiplicado pela quantidade de poltronas para desconto (4).

Por fim, temos os campos onde definiremos o Valor do Km e do Km excedente

O módulo de Turismo pode trabalhar com mais de um intervalo de quilometragem. Basta inserirmos um Km inicial e final para a primeira sequência e definirmos um valor. Após informarmos a cidade origem no contrato, o sistema buscará a distância conforme a cidade destino e irá verificar em qual intervalo cadastrado essa distância se “encaixa”. Dessa forma, o valor da viagem é automaticamente calculado.

O valor do Km excedente não é obrigatório e o sistema sempre irá sugerir o mesmo valor informado no campo anterior. Ele será utilizado caso o usuário precise imprimir uma Nota fiscal de Km excedente para o cliente.

 

           Menu: Cadastros>Tarifas

 

O campo Total na tela do contrato já terá esse abatimento, como podemos conferir abaixo:

 

Menu: Movimentos>Contratos de viagem>aba Financeiro

 

Controle por serviço

 

Conforme fora mencionado no início deste texto, a tabela de preço também pode ser controlada por serviço. A diferença para este controle é que o valor da viagem será único, não importando a distância entre as localidades origem e destino. 

Este controle pode ser utilizado para tarifar pacotes de viagens, transfers, city tours e outros serviços.

 

                 Menu: Cadastros>Codificações

 

As agências que irão emitir cotações ou contratos de viagens com algum tipo de serviço devem estar parametrizadas no sistema para trabalharam dessa forma. 

A opção deverá ficar marcada conforme demonstra a imagem seguinte e enquanto marcada, as tabelas de preço por quilometragem não poderão ser utilizadas (criar agencia específica para esse tipo de transação).

 

Menu: Cadastros>Parâmetros>aba Características

 

A próxima etapa será cadastrar quais atividades serão utilizadas pela empresa, conforme exemplificado abaixo:

 

 

                Menu: Cadastros>Serviços>Cadastro de serviços

Feito isso, o usuário precisará associar quais serviços farão parte dos agrupamentos de modelos de carroceria. Isso é necessário, pois o sistema fará a validação do agrupamento no momento em que o contrato for lançado.

 

Menu: Cadastros>Serviços>Agrup. mod. carroc./tipo de serviço

 

Por último, poderemos cadastrar a tarifa de maneira semelhante ao que foi mostrado para as tabelas de Km. No entanto, o campo Valor não irá corresponder ao intervalo de quilometragem inicial e final, mas sim ao valor que será cobrado pelo serviço oferecido. 

 

Abaixo, temos o exemplo de uma tabela de preço por tipo de serviço já definida, a qual possui o valor de diária (80,00) e o valor do serviço cobrado (59,90).

 

 

            Menu: Cadastros>Tarifas