Este procedimento irá somar os valores dos caixas finais de todos operadores da agência para a data daquele fechamento e o usuário pode optar por emitir um relatório final das vendas. O fechamento só poderá ser realizado quando todos os caixas estiverem fechados e após sua conclusão, nenhum caixa poderá ser aberto ou reaberto. É possível também fazer o lançamento das receitas e despesas com a devida parametrização.

 

 

Menu: Movimentações > Caixa > Fechamento de cofre

 

 

O objetivo é fazer o fechamento da agência de modo que nenhum operador possa reabrir seu caixa e lançar mais uma venda, um pouco semelhante ao conceito do Encerramento Diário que temos no módulo de Arrecadação. Por isso todos os caixas precisam estar fechados na data em que o cofre for fechado.

 

 

 

 

 

 

Caso seja necessário, o cofre ainda pode ser reaberto (Movimentações >> Caixa >> Reabertura de Cofre). O menu deve estar liberado ao usuário e o mesmo deverá ter o parâmetro habilitado, conforme destacamos na imagem seguinte.

 

Menu: Cadastros > Parâmetros > Operador

 

 

 

 

 

 

 

 

Por fim, o usuário pode optar por fazer o lançamento automático de receitas e despesas referente às movimentações ao fechar o cofre. No entanto, todas as receitas e despesas precisam estar devidamente relacionadas nos parâmetros da empresa, assim como o próprio parâmetro que permite este recurso, conforme mostrado a seguir:

 

Menu: Cadastros > Parâmetros > Empresa

 

Caso seja feita a reabertura do cofre, o sistema irá desfazer o lançamento de receitas e despesas; considerando, é claro, que esses lançamentos não tenham sido integrados.

Para o código de despesa “Vlr. Troco”, deverá haver um cadastro de despesa correspondente, sendo que essa despesa não poderá estar marcada como Lançamento avulso, mas deve estar ativa e marcada como “Despesa inversa”, conforme segue abaixo:

 

Menu: Cadastros > Retaguarda > Despesas