1. Informações Gerais

 

Objetivo:

 

Atender as regras fiscais do Estado da Bahia no quesito SPED Fiscal geração dos registros 1400, onde o cálculo será através de rateio com base nos CFOPs associados de Entrada.

 

Detalhes:

 

  • SIM: 81675

 

  • Módulo: Escrita Fiscal (ESF)

 

  • Acesso: 

 

Módulo ESF àArquivos Digitais  à SPED Fiscal

 

 

Informações Adicionais:

 

  • A geração do registro 1400 para as Entradas está disponível somente para o Estado da BA e seu cálculo dependerá de associação do CFOP de Entrada na nova aba implementada.




2. Habilitação da nova aba '1400'

 

Para que o sistema habilite esta nova aba '1400' algumas regras devem ser observadas.



Passo 1:


  1. A UF da filial deve ser da Bahia e;
  2. O registro 1400 dever ser marcado/selecionado;



 Com isso a nova aba aparecerá na tela de geração do SPED.


                        

                




3. Preenchimento da nova aba '1400'



Na nova aba terá disponível o campo CFOP onde se teclar enter ou clicar na lupa abrirá o grid com os CFOPs disponíveis para associação.




Na lista de CFOPs disponíveis conforme print abaixo possui a funcionalidade de ordenação crescente na coluna Código e ordenação alfabética na coluna Descrição, para isto basta clicar no título da respectiva coluna que deseja ordenar.







Uma vez selecionado o CFOP e o mesma aparecer no campo de CFOPs Associados deve clicar no botão Gravar para que o sistema salve a alteração.



E gerado o arquivo a primeira vez com este CFOP, para as próximas gerações não mais será necessário associá-lo novamente, pois já estará gravado na tela.







4. Alterando CFOP na nova aba



Para alterar o CFOP associado basta clicar com o botão direito do mouse e temos as opções !Excluir e Excluir Todos' e incluir o nova CFOP conforme instrução anterior, para que o sistema acate a alteração deverá obrigatoriamente clicar no botão Gravar, caso altere e não grave o sistema irá fazer a pergunta conforme print a seguir.




Se confirmar em  Sim, será gravada o novo CFOP e a geração do registro 1400 das Entradas será com base neste novo CFOP. Caso confirme com o Não, o sistema não salvará a alteração e o registro 1400 das Entradas terá como base o CFOP salvo anteriormente.







4. Arquivo Gerado com os registros 1400



Ao gerar o arquivo do SPED os registros serão dispostos conforme a seguir:





Para conferir os valores do 1400 das Entradas temos o relatório Saída por município onde poderá obter o valor do índice de cada município sobre o total das Saídas, que será aplicado sobre o valor total dos CFOPs associados na aba 1400 referente às Entradas.



No exemplo utilizado temos:


Valor de cada município / valor total das saídas = percentual de cada município





Este percentual será aplicado sobre o valor total dos CFOPs informados na nova aba '1400'. Considerando que o total das Entradas de CFOPs associados neste exemplo foi de R$ 826,09 e,  aplicando o percentual encontrado, conforme calculo acima demonstrado, temos os valores correspondentes informados no registro 1400 das Entradas, que serão gerados no arquivo conforme acima demonstrado.