1. Informações Gerais

 

Objetivo:

 

Otimizar a rotina de importação de DANFE de Entrada na Escrituração Fiscal incluindo novos campos facilitadores para integração com os módulos financeiro e contábil

 

Detalhes:

 

  • PSE: 42377 

 

  • Módulo: Escrita Fiscal (ESF)

 

  • Acesso: 

 

Módulo ESF à Arquivos Digitais à NFe  à Impressão/Importação DANFe de Entrada

 

 

 

Informações Adicionais:

 

  • Foram incluídos na tela de importação do XML de entrada do grid de itens os campos Tipo de Despesa / Centro de Custo Contábil e Centro de Custo Financeiro.

 



2. Implementação 


Foi implementado os campos abaixo na tela do grid de edição dos itens, e também foi otimizado a possibilidade de selecionar os itens.




Foi implementado no grid de edição de itens as opções Marcar/Desmarcar Todos, Marcar/Desmarcar Todas as Notas.






3. Importando um XML


O processo de importação de XML de entrada primeiramente se dá com o preenchimento do grid abaixo:




O próximo passo é preencher o grid de itens, onde foi desenvolvida a implementação que contempla a de edição de itens conforme abaixo com as opções Marcar/Desmarcar Todos, Marcar/Desmarcar Todas as Notas funcionando da seguinte forma:

 

  • Marcar/Desmarcar todos: Marca ou desmarca todos os itens da nota cujo cursor está     mostrando no grid acima;

        
  • Marcar/Desmarcar todas as notas: Marca/desmarca todos os itens de todas notas     importadas na tela;



Além dos campos que já existiam, os de CFOP e Operação Fiscal, foram incluídos os campos:


  •  Tipo de Despesa:


Se no cadastro do material avulso tiver despesa associada, quando abrir o grid de edição de itens, o mesmo já estará preenchido com o tipo de despesa correspondente, se desejar manter essa despesa basta passar pelo campo com seta para baixo, caso deseje alterá-la, basta informar outro tipo de despesa e esta alteração será respeitada na integração com o Contas a pagar. Se esse tipo de despesa informado exigir centro de custo financeiro e se a conta contábil associada a esse tipo de despesa exigir centro de custo contábil estes campos ficarão habilitados e se tornarão obrigatórios o seu preenchimento neste momento.


O campo da despesa também poderá ficar vazio (se este vier preenchido automaticamente), basta limpar o campo mas, neste caso, o sistema também obedecerá o tipo de despesa cadastrado no material avulso.







  •  Centro de Custo Contábil / Financeiro



Para que o campo centro de custo contábil no grid de edição de itens seja habilitado, a conta contábil associada a despesa do material avulso deve estar configurada para exigir centro de custo,

esta configuração é efetuada no módulo Contabilidade > cadastro > contas contábeis.



Para que o campo centro de custo financeiro no grid de edição de itens seja habilitado, deve ser marcado no cadastro da despesa a flag " Exigir centro de custos financeiro", e esta despesa deve ser associada ao material avulso utilizado, com isso este campo será obrigatório seu preenchimento caso informe a despesa na tela de importação. Esta configuração poderá ser acessada pelo atalho no módulo Escrituração > cadastro > contas a pagar > tipo de despesa.



O campo Tipo de Despesa possui seta para baixo que significa que o mesmo não é obrigatório neste momento, caso não seja preenchido, os campos de centro de custo financeiro e centro de custo contábil não serão habilitados, uma vez que a despesa não foi informada na tela.



Porém, o sistema considerará o tipo de despesa associada ao material avulso, bem como a conta contábil associada a esta para fins de escrituração do documento, logo, se esta despesa/conta contábil exigir centro de custo financeiro e contábil no momento da conferência do documento na tela de nota fiscal será obrigatório o seu preenchimento, caso não seja preenchido estas informações será impedido de gravar o documento.





               Grid centro de custo contábil








          Grid centro de custo Financeiro