1- Informações Gerais.
Objetivo: |
Permitir que o recebimento por CTE seja através da associação de adiantamento. |
Detalhes: |
Módulo CRCà Procedimentos diários à Documentosà Recebimento de faturas por CTE. Módulo CRCà Procedimentos diáriosà Documentosà Exclusão
|
Informações Adicionais: |
|
2- Recebimento de fatura por CTE.
Quando realizado o faturamento no módulo CGS e integrado ao CRC, temos na tela de alteração o botão que nos permite visualizar os CTEs associados à fatura.
Menu: Proced. Diários> Documentos> Alteração.
Abaixo a visão de quando clicamos no botão para ver os CTRC's ou CTE's.
Podemos usar os processos de baixas disponíveis no CRC para recebimento da fatura como:
- Recebimento;
- Baixa por lote;
- Associação de documentos;
- Cobrança eletrônica;
São apenas alguns exemplos de recebimentos, assim como o recebimento de faturas por CTE que nos permite selecionar os CTE's que serão baixados.
Na tela temos 3 opções de recebimento
- Banco - Onde utilizamos os dados bancários para recebimento;
- Caixa - Nessa opção usamos a conta caixa;
- Associação - Permite associar um adiantamento.
A opção 3 foi a implementada neste PSE, onde nos permite associar um adiantamento para recebimento do CTE selecionado.
Menu: Proced. Diários>Documentos>Recebimento de fatura por CTE.
Para realizar a baixa do total do CTE ou dos CTE's selecionados o valor deles precisa ser exatamente igual ao valor do adiantamento, caso contrário não será possível associar ao adiantamento.
No exemplo abaixo, o total dos CTE's selecionados ficou superior ao adiantamento.
O Valor precisa ser igual:
Detalhe importante nesse processo é que a data da baixa considerada na associação será a inserida no campo "Recebimento", diferente do processo realizado na tela de associação de adiantamento que considera como data de recebimento a data inserida no cadastro de parâmetros.
Ao clicar em associar precisamos confirmar a baixa.
Em seguida é apresentada a mensagem de que a parcela foi gerada e associação efetuada de forma automática.
Consultando o documento na tela de alteração.
Menu: Proced. Diários>Documentos>Alteração.
Na parcela principal, quando consultamos os CTE's associados, temos em destaque o CTE que foi baixado por outra parcela, ela fica na cor vermelha.
Para cancelar a associação do adiantamento ao CTE é preciso acessar a tela de exclusão de documentos e inserir os dados do Adiantamento:
Menu: Proced. Diários>Documentos>Exclusão.
Se a parcela principal estiver em aberto, ao cancelar a associação do adiantamento será excluída também a parcela criada pela associação, automaticamente voltando o valor a compor a parcela principal, nesse caso o CTE fica liberado para novo recebimento.
Dando continuidade, vamos baixar os CTE's selecionados usando a opção Banco, nessa opção precisamos inserir os dado bancários.
Ao baixar foi criada a parcela 003.
Realizei a baixa agora com mais de um CTE para um Adiantamento.
Ao realizar o recebimento do último CTE a fatura é liquidada, nesse último processo que fecha todo o recebimento não temos a criação da parcela para baixa.
Pesquisando o documento na tela de alteração teremos todas as parcelas criadas e baixadas:
Acessamos a parcela principal para consultar e observe que temos o valor residual que foi baixado por último:
E no botão que detalha os CTE's associados à fatura temos o destaque dos CTE's que foram recebidos por outra parcela em vermelho e os que foram recebidos pela parcela principal destaque na cor verde.
2- Cancelamento do Recebimento.
Para cancelar todo o processo como possui recebimento por associação e recebimento com dados bancários temos 2 formas de cancelamento também:
- Associação de Adiantamento: como já vimos mais acima é realizado pela tela de exclusão de documentos inserindo os dados do adiantamento;
- Recebimento com dados bancário/Caixa - nesse caso, precisamos realizar o cancelamento pela tela de "Cancelamento de recebimento".
Ao inserir os dados da parcela principal para cancelar o recebimento, teremos a mensagem abaixo informando sobre as baixas por CTE.
Ao clicar em SIM serão canceladas todas as parcelas baixadas pela opção Banco liberando os CTE's para uma nova baixa e excluindo as parcelas criadas de forma automática.
Se clicar na opção Não, cancelamos apenas o recebimento da parcela inserida na tela.
É possível cancelar o recebimento apenas da parcela criada sem que haja a exclusão?
Sim, quando a parcela principal está baixada e cancelamos o recebimento de uma das parcelas criadas, o documento ficará em aberto aguardando novo recebimento.
O documento usado no exemplo está todo recebido. Para ilustrar irei cancelar o recebimento de uma das parcelas criadas.
A parcela teve seu recebimento cancelado, mas devido à parcela principal estar baixada ela fica ativa aguardando recebimento, que nesse caso pode ser um recebimento manual.
Abaixo realizo novo recebimento
Ao cancelar a baixa da parcela que teve associação de adiantamento será possível associar novo adiantamento, basta seguir o processo normal e acessar à tela de associação de documentos.
Menu: Proced. Diários>Documentos>Associação de documentos.
Importante: Se precisar cancelar todo o processo da fatura será preciso, em primeiro lugar, cancelar o recebimento da parcela principal (Parcela 01) para que ao cancelar o recebimento das demais parcelas criadas elas sejam automaticamente canceladas e voltem a compor a parcela principal, somente assim será possível baixar novamente o documento selecionando os CTE's!