Informações gerais
Objetivo: |
Demonstrar a funcionalidade da nova parametrização do intervalo concedido/não concedido. |
Detalhes: |
|
Informações adicionais: |
Atualmente já temos no sistema uma regra para o Calculo do Intervalo Concedido/Não Concedido, porém não tem como separar por jornadas como até a jornada de 6 horas e acima da jornada de 6 horas. A fim de atender essa demanda, foi implementado no sistema a opção “Validar Horas trabalhadas superior a:” bem como campos para definir o tempo de intervalo máximo e mínimo que serão descontados para essa jornada superior a 6 horas.
IMPORTANTE: Ao clicar nessa nova regra, o total de intervalo não concedido, ficará limitado a quantidade de horas determinado no campo “Intervalo inferior à”.
Podemos notar que a paleta “Opções 2” da aba “Opção de Digitação 3”, mudou um pouco, onde algumas opções de parametro que estava na paleta Opções 2, foram reajustados para a outra paleta Opções 4 (como Troca de ocorrência quando houver jornada incompleta) visto que as duas regras do intervalo concedido/ não concedido deveria ficar juntas para melhor entendimento.
Diante disso, agora para a regra de intervalo concedido/não concedido, será possível apurar duas formas, sendo Total de Horas Trabalhadas “ENTRE” e “ACIMA”.
Para Jornadas ENTRE, a regra continua mesma, onde o funcionário tem direito a um intervalo de 30min ou de acordo com o informado no parametro, porém:
Já para a jornada ACIMA, temos algumas determinações:
Jornada ACIMA de 6 horas:
O máximo de indenização do intervalo não concedido será de acordo com o total de horas determinado no campo “Intervalo inferior à”, ou seja, caso o funcionário não tenha nenhum intervalo, deve receber o total de horas informado no campo acima mencionado.
Para a jornada acima de 6 horas, temos 3 regras que foram implementadas:
Parametrizações necessárias:
Visto que podemos ter jornadas entre 04 a 6 horas, bem como jornadas acima de 6 horas, vamos parametrizar o sistema das suas formas, deixando o máximo de indenização de intervalo em 00h30min, sendo que para a regra acima de 6h01 o máximo que deve ser descontado de intervalo do total de horas é de 01h00, mesmo que o funcionário tenha tido um intervalo maior.
Lembrando que o campo “Não descontar o intervalo no total de horas” deve estar marcado.
Após as parametrizações vamos demonstrar alguns cenários: **Caso de Teste 1 – Sem intervalo ** Vamos pegar um funcionário 5677 que está associado ao parametro 02, onde consta todas as parametrizações necessárias e vamos lançar movimentos sem intervalo.
Ao emitir a listagem de movimento modelo 90, onde demonstra o total de intervalo não concedido no campo “alimentação”, temos o montante de 30min corretamente.
Para uma jornada de exatos 6h01 por exemplo, o sistema faz da mesma forma, trazendo 00h30 min de intervalo não concedido no campo “alimentação”. **Caso de Teste 2 - Intervalo exatamente 60min:** Vamos pegar o mesmo funcionário 5677 que está associado ao parâmetro 02 e digitar um movimento com um intervalo de 60min no fracionado.
Nota-se que estamos abatendo essa 01h de intervalo corretamente do total de horas, sendo que temos 08h52 de jornada – 01h de intervalo, subtotalizando o Total de horas de 07h52
Ao emitir a listagem de movimento, nota-se que não está sendo pago nada de intervalo concedido/não concedido, visto que o funcionário já teve um intervalo maior que o de direito.
Se esse intervalo fosse dividido em duas partes, sendo um no fracionado e outro no movimento normal.
Nota-se que estamos abatendo essa 01h de intervalo do total de horas, bem como o sistema não pagou nenhum valor de intervalo concedido/não concedido. **Caso de Teste 3 - Intervalo maior que 60min:**
Agora vamos para um cenário um pouco diferente aonde vamos lançar um intervalo maior que 01 hora, dessa forma, não devemos pagar nada de intervalo concedido/não concedido, bem como devemos descontar apenas 01 hora do total de horas.
Nota-se que está sendo descontado somente 01 hora do total de horas, mesmo o funcionário tendo 01h35 de intervalo.
Bem como ao emitir a listagem de movimento, o sistema não paga nenhum valor de intervalo concedido/não concedido, visto que o total de intervalo já ultrapassou o limite informado no parâmetro.
**Caso de Teste 4 - Intervalo exatamente 30min:** Agora vamos para outro cenário aonde vamos lançar um intervalo igual a 00h30, dessa forma, não devemos pagar nada de intervalo concedido/não concedido, bem como devemos descontar apenas 00h30min do total de horas.
Nota-se que está sendo descontado somente 00h30 min do total de horas, de acordo com o total de intervalo.
Bem como ao emitir a listagem de movimento, o sistema não paga nenhum valor de intervalo concedido/não concedido, visto que o total de intervalo já foi o limite.
E se esse intervalo de 00h30min fosse no fracionado, nota-se que o processo é o mesmo, nada muda.
Está sendo descontado somente 00h30 min do total de horas, de acordo com o total de intervalo.
Bem como ao emitir a listagem de movimento, o sistema não paga nenhum valor de intervalo concedido/não concedido, visto que o total de intervalo já foi o limite. **Caso de Teste 5 - Intervalo entre 30min e 60min:**
Vamos em outro cenário aonde vamos lançar um intervalo entre 00h30 a 00h60 min, dessa forma, não devemos pagar nada de intervalo concedido/não concedido, bem como devemos descontar exatamente o total do intervalo no total de horas.
Está sendo descontado o total de 00h45 min do total de horas, de acordo com o total de intervalo.
Bem como ao emitir a listagem de movimento, o sistema não paga nenhum valor de intervalo concedido/não concedido, visto que o total de intervalo já foi o limite.
**Caso de Teste 6 - Intervalo menor que 30min:** Agora vamos lançar um intervalo menor que o estabelecido, dessa forma, devemos pagar a diferença de intervalo concedido/não concedido, bem como devemos descontar exatamente o total do intervalo no total de horas.
Está sendo descontado o total de 00H30 descontado 30min do total de horas, de acordo com a regra, mesmo que o funcionário tenha menos de 30min de intervalo.
Bem como ao emitir a listagem de movimento, o sistema paga a diferença para completar o total de 30min como intervalo não concedido. Alterando o Parametro:
E se por acaso mudarmos o limite de intervalo para 01h00 no cadastro de parâmetro:
Ao deixar o parametro dessa forma, estou informando ao sistema que quando tiver um total de intervalo inferior a 01h00 deve ser descontado do total de horas 01h00, porém pagaremos a diferença para completar o direito de 01h00.
Dessa forma, ao pegar o mesmo movimento do dia 10/06 e recalcular, nota-se que estamos descontando 01h00 do total de horas, mesmo o funcionário tendo apenas 00h45 min de intervalo.
Bem como ao emitir a listagem de movimento, nota-se que estamos trazendo 00h15min de intervalo concedido/não concedido, visto que seria a diferença do total de intervalo de direito com o que realmente foi efetuado.
Ao acumular o período completo de 01/06 a 12/06, nota-se que temos dias (como o dia 02/06) que tem jornada inferior a 06 horas, porém tem intervalo concedido/não concedido de 00h20min.
Isso porque além da regra acima de 06 horas, temos marcada a regra inferior a 6 horas no parametro.
Se analisarmos o dia 01/06 por exemplo, podemos notar que tivemos uma jornada de 04h30 com um intervalo de 30min.
O sistema está olhando a primeira regra, onde a jornada deve estar dentro do limite de 04 a 06 horas, onde informo que quando tiver um total de intervalo de 00h30 deve ser descontado do total de 00h30, e não deve ser pago nada de intervalo concedido/não concedido.
Já o dia 02/06 por exemplo, podemos notar que tivemos uma jornada de 05h30 com um intervalo de 10min.
Dessa forma, como teve uma jornada entre 04 a 06 horas, onde estou informando que quando tiver um total de intervalo menor de 00h30 deve ser descontado do total de horas o equivalente ao intervalo, bem como deve ser pago a diferença para completar o total informado.
Ao consultar o acumulado, nota-se que o intervalo não concedido está sendo apresentado separadamente e não mais distribuído da hora extra.
Se marcamos a opção no parametro de “ Validar o intervalo entre pegas” . E lanaçar movimento no dia 20/06, porém com uma jornada entre 04h00 a 06h00, nota-se que o Tot.Horas fica quebrado, pois considera o intervalo entre as pegas. Dessa forma ao emitir a listagem de movimento, nota-se que o total de intervalo concedido/não concedido fica no total de 00h19min, isso porque estamos descontando 00h01 minuto entre um pega e outro, bem como o intervalo de 00h10min. Direito a 01hora de intervalo: Vamos parametrizar o sistema para 01 hora de intervalo para as horas trabalhadas entre 4 a 6 horas.
E vamos digitar movimentos com intervalos menores que 01 hora, bem como movimentos sem intervalos.
Para o dia 01/04 não temos nenhum intervalo, e no dia 02/04 temos um intervalo de 00h10 min, faltando assim 00h50 min para completar o direito. Já na movimentação do dia 03/04, nota-se temos um intervalo de 00h50 min dessa forma, falta 00h10 para completar o direito de 01 hora.
Ao acumular e emitir a listagem de movimento no modelo 90 por exemplo, onde temos o campo ALIM, nota-se que para o dia que não tenho intervalo demostro no campo os 01 hora de direito, no dia que tenho 00h50 min de intervalo, trago a diferença para completar 01 hora, sendo 00h10min e no dia que o total de intervalo foi de 00h50 também completo com 00h10min pois o direito é de 01 hora.
|
Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento.
Telefone: (11) 5018-2525.
Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/
#PodeContar
#IA