Informações gerais
Objetivo: |
Implementado processo de pagamento eletrônico para o banco Unicred CNAB 240 posições |
Detalhes: |
|
Informações adicionais: |
|
1 - Parâmetros bancário para processo de pagamento eletrônico.
Para iniciar o processo assim que estiver em posse dos dados de comunicação que o banco vai fornecer devemos informar no cadastro da conta no módulo controle bancário:
Menu: Cadastros>Dados bancários>Contas - Aba Pagamento eletrônico.
Com a parametrização no banco realizado agora é só seguir o processo no módulo contas a pagar (CPG).
Com os documento no sistema devemos primeiramente definir o tipo de pagamento que será realizado, exemplo uma transferência (CC), ou um TED, assim como boleto.
Essa opção pode ser realizada na tela de Inclusão ou alteração:
Obs.: Quando pagamento for uma transferência (CC, TED) ou uma transferência por chave PIX, os dados bancários/ chave Pix precisam estar parametrizados no cadastro de fornecedor na aba Conta corrente:
Quando o pagamento é direcionado a um terceiro, somente para as modalidades de pagamento via transferência, ou Chave PIX é preciso que os dados estejam corretamente cadastrados no documento, sendo assim serão estas as informações enviadas no arquivo de remessa:

Importante: essa opção não é válida para as modalidades Títulos de terceiro, ou PQR - PIX com QR Code, sendo sempre considerados o nome e inscrição do fornecedor.
Quando a opção é PQR, temos como inserir o copia e cola que vem no boleto/fatura, ou usar a ferramenta de captura do QR Code.
Só precisamos posicionar o capturador no QR Code da fatura/boleto para realizar a leitura e assim copiar e colar no campo disponível.
2 - Definido modalidade de pagamento em massa.
Nas telas de inclusão e alteração a definição e feito por documento, mas é possível realizar o processo em massa na tela de "Definição de modalidade de pagamento eletrônico em massa":
Na tela abaixo definimos as opções Crédito em conta, TED e PIX Transferência, selecionando a opção desejada em seguida é só selecionar os documentos.
Para a modalidade TT - Títulos de terceiros ou PQR - PIX com QR Code será na tela "Código de barras/ Linha digitável? PIX QR Code.
Se a escolha for "código de barras padrão", abriremos a janela para inserir os dados de linha digitável ou o código de barras:
Obs.: Quando preenchido a linha digitável devemos habilitar a opção "Converter dados da linha digitável em código de barras", pois esse dado é o que é levado no arquivo que será gerado.
Com a opção PQR - PIX com QR Code, será aberto a janela para informar o copia e cola que vem no boleto/fatura com QR Code, ou podemos usar a ferramenta de leitura para capturar os dados dire no da imagem QR Code.
3 - Definição de pagamento:
O próximo passo é definir o pagamento eletrônico informando os dados bancário do banco que será gerado a remessa.
Ao preencher os dados teremos os documentos no gride "A definir", basta selecionar os documentos e clicar em Incluir ou incluir todos, temos também nessa tela uma coluna que traz informação da modalidade de pagamento.

4 - Parâmetros para liberação de pagamento (Assinatura eletrônica).
O próximo passo será a liberação de assinatura eletrônica, e para essa liberação será necessário que o usuário esteja autorizado no cadastro de parâmetros aba pagamentos sub aba opções:
Se o usuário que for efetuar a liberação estiver na linha de diretores, uma única assinatura será necessária, mas se o usuário estiver na linha de procuradores apenas, será necessário uma segunda assinatura por um usuário associado ao parâmetros diretores:
Somente com essa liberação será habilitado a empresa e filial na tela de liberação de assinaturas:
Filtro:
Ao pesquisar temos os documentos, nessa tela também é possível identificar a modalidade, para assinar, podemos deixa a linha selecionada e clicar em "Assinar" ou clicar em "Assinar todos" se for gerar a remessa de todos os documentos do gride em seguida gravar.
5 - Geração da remessa:
A geração da remessa nesse caso é separado, exemplo:
Para os documentos com modalidades.
- Crédito em conta - CC;
- TED;
- TT - Títulos de terceiros.

Vamos preencher o filtro, deixar selecionado a opção "Fornecedores" e se deseja listar os documentos, essa opção abre uma aba de documentos, para selecionar quais farão parte do arquivo, mas se forem todos os documentos liberado que precisam gerar, não é obrigatório essa seleção, para demonstrar eu marquei opção:

Ao marcar todos e teclar Enter vamos para o campo Arquivo, onde será informado o diretório/pasta que será gravado a remessa em seguida clicamos em Gerar.

Ao final será aberto uma listagem com a demonstração dos documentos que forma gerados que também e salvo automaticamente na pasta informada.
Exemplo do arquivo gerado na pasta, observe que temos a listagem salva também:

Arquivo aberto:

Documento com modalidade de pagamento por transferência via chave pix ou com QR Code, não contemplam nesse arquivo gerado, porque o processo PIX é necessário a geração de um arquivo separado:
Para que o arquivo traga esses tipos de pagamentos selecionamos a opção PIX na geração da remessa:
Listagem gerada:
6 - Retorno para agendamento e liquidação do documento:
Assim que gerado a remessa e importado no banco, depois de um tempo (Negociação entre cliente e banco) é disponibilizado um retorno com a confirmação dos documentos que ao processar no Globus vai agendar os documento e após o débito na conta na data certa o banco disponibiliza um novo retorno para processamento no Globus e baixa dos documentos.
O Retorno pode ser realizado em 2 telas:
1) Processamento de arquivo retorno:
Sempre que processado um retorno será aberto a listagem com os documentos que foram processados ou rejeitados pelo banco:
Essa listagem traz os dados que forma processados, portanto pode ser salva para conferências.
Quando agendado o documento fica da seguinte forma, é preenchido a data de pagamento:
E clicando no botão "Pagamento eletrônico" teremos o status do processo:
Ao processar o retorno de liquidação os documentos são baixados no Globus:
Consultando um dos documentos:
O mesmo processo pode ser realizado na tela:
2) Proc. de arquivo de retorno por documento.
A diferença do modelo 1 para o modelo 2 de retorno e que nesse modelo se houverem documentos de varias filiais, é possível processar por empresa, ou código de comunicação e a baixa ocorrerá conforme cada filial, já o modelo 1 se tiverem documentos de outras filiais é necessário processar o arquivo mais de uma vez selecionado a empresa e filial correspondente.
Ao realizar o filtro e teclar Enter vai para a aba documentos:
Na aba documentos já conseguimos ver o que vem do arquivo se um agendamento ou liquidação.
Ao processar é aberto a listagem com os documentos processados:

Após processamento do retorno o documento é baixado e integrado ao banco e a contabilidade.
Se algum auxílio ou esclarecimento for necessário, conte conosco através de nossos canais de atendimento.
Telefone: (11) 5018-2525.
Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/
#PodeContar
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo