Como fazer uma Renegociação com Juros, multa e Reparcelamento? 


Nessa rotina e possivel realizar a renegociação realizada com o cliente, abaixo vamos demonstrar o documento ao qual possuem ainda 3 parcelas para recebimento ao foi negociado com o cliente novos vencimentos com um novo parcelamento.



Devemos para esse processo acessar a tela "Procedimentos auxiliares > Reparcelamento > Documentos", informar Empresa/Filial e Cliente, em seguida selecionando a opção "Selecionar todos os documentos deste cliente" ao ir na série o sistema abrirá uma janela com Documentos e parcela em aberto, escolher todos os documentos ou os que foram acordados com o cliente e clicar em OK.





Importante ter o tipo de documento cadastro para controle dessa renegociação.


Obs.: O tipo de documento possuindo forma de contabilização igual a AMBAS não gera contabilização no processo de renegociação, pois estamos usando documentos que já tiveram seu processo de inclusão na contabilidade.



Os campos série, documento e parcela ficarão congelados para que o sistema faça o processo.


Definir o vencimento e navegar com enter até as opções de correção e taxa e clicar em calcular caso seja cobrado algum juros para o cálculo do novo documento, se não houver juros nem taxa clicar em gravar.



Ao grava o sistema vai abrir a tela de inclusão de documentos, basta conferir os valores se estão de acordo com o combinado junto ao cliente e clicar em gravar.



 Se nessa renegociação foi combinado novo parcelamento basta seguir o processo clicando em Definir Parcelamento.



Ao gravar o sistema vai irá excluir as parcelas anteriores e criar outro documento com Inicial "NE" e as parcelas conforme acordado com o cliente.


Caso precise refazer o processo basta excluir as parcelas da renegociação que os documentos associados nesse processo são reativados no sistema:


Ao clicar em SIM na opção do exemplo acima o próprio sistema já informa sobre os documentos usados na renegociação, basta clicar em OK.


Ao consultar na tela de alteração o documento da renegociação não aparece mais, e as parcelas usada no processo voltaram para que seja realizado novamente a rotina ou outra ação definida pela empresa.




Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link https://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.