Como gerenciar meus cheques terceiros?


Nesta rotina "Gerenciamento de cheque de terceiros" podemos realizar diversos procedimentos como efetuar transferências de cheques entre contas-caixas e contas bancárias, registrar ocorrência de devolução dos cheques, registrar as devidas compensações, possibilitando um melhor gerenciamento das movimentações.


Vamos acessar a tela "Procedimentos diários > Gerenciamento de cheques de terceiros", selecionar Empresa/ Filial.


No campo "Dados do Cheque" caso não tenha ou não deseja filtrar, podemos passar os campos com seta para baixo, igualmente para os campos Dados do Depósito.



No campo Status selecionamos a opção desejável ou selecionar a opção em Todo e campo Cliente caso não queira preenchê-lo passar com seta para baixo. 


No campo Período de Movimentação poderá ou não informar a data de baixa do documento em que o cheque foi associado.


Para finalizar vamos conhecer os filtros abaixo, esse são realizados no momentos de cadastro do cheque onde podemos associar a empresa e filial ou apenas cadastrar o cheque :

  1. Somente associados - fará a pesquisa dos cheques com documentos associados;
  2. Não filtrar Empresa/Filial:
    • Flag marcada o sistema pesquisará todos os documentos, independente da filial associada, desde que haja associação;
    • Flag desmarcada deverá trazer apenas os cheques cujo movimento bancário esteja na empresa e filial do filtro principal.



Os cheques que aparecem nesta tela tem diversos status dependendo do processo que foi realizado, vamos iniciar com o status:

  •  Cadastrado: quando está na cor preto conforme a própria legenda da tela significa que foi apenas lançado no sistema;


No exemplo abaixo não possui dados de deposito, pois o cheque apenas foi cadastrado e ainda não teve nenhuma ação sobre o mesmo.


  •  Conta caixa: esse status é representado pelo na cor verde, significa que foi apenas recebido na conta caixa seja direto por um recebimento direto ou mesmo associado a uma nota;



  • Conta corrente: essa fase fica destacado na cor  vermelho escuro para informar que o cheque foi transferido da conta caixa para a conta bancária para compensação;


  • Compensado: Quando o cheque foi compensado e realizamos o processo no sistema e realizado fica com a legenda fica cor azul;

Uma vez compensado no sistema não será mais possível revogar nem cancelar o processo realizado.


  • Devolvido: Alguma ocorrência aconteceu com este cheque ao qual foi devolvido pelo banco, quando possível reapresentar conseguimos realizar a segunda apresentação, caso não seja possível, ou na segunda apresentação também foi devolvido realizamos o processo no sistema  de devolução ao qual fica destacado em  vermelho claro.



Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link https://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.