PSE 34256.


A tela de cadastro de fórmulas é composta pelos campos de Código, Descrição e Fórmula. Nesta tela, temos duas abas a aba de Variáveis e a aba de Testes.


Na aba de variáveis o usuário terá os grupos de Operadores, Valores fixos e Constantes, dentro de cada um destes grupos, teremos algumas opções que podem ser utilizadas para a criação da fórmula:




No grupo Constantes, o usuário poderá criar constantes com valor que achar necessário para utilização na fórmula. Para cada constante, poderá colocar uma descrição específica.


Vale lembrar que as constantes criadas em uma determinada fórmula, só poderão ser utilizadas naquela fórmula, sendo que, será necessário criar novas constantes para cada nova fórmula.


Na aba de testes, o usuário poderá testar o resultado da fórmula, antes de associar à uma tabela de preço ou gerar o faturamento.


Vale lembrar que alguns valores deverão ser preenchidos na tela, para que o sistema faça o cálculo, os valores das constantes já virão preenchidos.


Visão geral da tela de fórmulas:


Cadastros > Faturamento > Fórmula.


Aba de variáveis - Operadores: 



Aba de variáveis - Valores fixos: 



Aba de variáveis - Constantes: 



Aba de testes: 



Para inserir um Operador, Valor fixo ou Constante na fórmula, basta localizar o valor que deseja utilizar, posicionar o cursor dentro do campo de fórmula e dar duplo clique sobre a opção desejada. 


Cadastros > Faturamento > Fórmula.


Para testar a fórmula criada, vá até a aba Testes e preencha os valores (utilizar valores de um exemplo real, para verificar se o resultado é realmente o esperado) e em seguida clique no botão Testar fórmula. 



Com a fórmula devidamente criada e testada, o usuário deverá criar uma tabela de preço com o tipo Fórmula marcado, para que habilite o campo Código do grupo Fórmula. 


Cadastros > Faturamento > Tabela de preço.



Esta tabela de preço deverá ser associada aos serviços na tela de contrato e programação.

Se o cliente tiver algum caso onde, cada serviço deverá ter um cálculo diferente, deverá criar mais de uma fórmula e consequente mais de uma tabela de preço.


 


Na tela de Faturamento, na aba de Resultados, ao passar o mouse sobre o campo de valor, os serviços que tiverem uma tabela de preço por Fórmula, irá mostrar para o usuário o código da tabela de preço utilizada e o código da fórmula, desta forma, se tiver alguma dúvida com relação ao valor que foi gerado no faturamento, fica mais fácil para que o usuário saiba qual a formula que deve consultar. 


Operacional > Faturamento.


Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link http://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.