PSE 34266.


Objetivo da Adequação: Criar opção para controlar limite de horas trabalhadas e hora extras.


Adequações realizadas: Criados os limites de horas trabalhadas e horas extras no parâmetros da empresa. 


Na tela de parâmetros foram criados os grupos "Horas trabalhadas" e "Horas extras" ambos com o limite de horas e as configurações que podem ser de "Não consiste", "Alerta" ou "Bloqueia".


Cadastros > Parâmetros > Empresa.


Nestas telas (exceto a Geração da escala), dependendo da configuração definida no parâmetro (Alerta ou Bloqueia), o sistema irá apresentar uma mensagem quando informar um funcionário e ele ultrapassar o limite de horas trabalhadas ou horas extras. Se estiver definido para Alertar, o usuário poderá optar por escalar o funcionário ou não, se estiver para bloquear, deverá informar outro funcionário.


Mensagens de alerta:



Mensagens de bloqueio: 



Na geração da escala, irá trazer uma mensagem na coluna de "Observações", a validação será na hora da geração, que se estiver para alertar, irá gerar a escala para o funcionário se o serviço for marcado e se estiver para bloquear irá gerar o serviço sem o funcionário. 



Na movimentação de O.S, a consistência será por serviço efetivado, ou seja, mesmo se um funcionário foi escalado e for informado outro na movimentação ou está informando um funcionário em um serviço que não tinha funcionário (extra, por exemplo), na hora de incluir o serviço, irá verificar se já existe algum outro serviço já movimentado para este funcionário e se a soma dos horários ultrapassarem os limites definidos nos parâmetros irá dar a mensagem de crítica ou de bloqueio (definido na configuração do parâmetro).


Foi criada uma consulta, onde os usuários poderão verificar se algum funcionário ultrapassa os limites de horas trabalhadas ou extras, tanto na escala padrão quando na escala diária.


Nesta consulta é possível definir um limite de dias sem folga e domingos sem folga e verificar se algum funcionário está trabalhando a mais do que deveria sem folgar.


Filtros da consulta: 


Empresa, Filial, Escala (Diária ou Padrão), Período (só será habilitado se a escala estiver definida como Diária), Limite de horas (Já traz como padrão o limite de horas trabalhadas e horas extras definidas nos parâmetros, porém, poderão ser alterados), Limite de folgas (só será habilitado se a escala estiver definida como Diária e o usuário poderá definir limites para dias sem folga, domingos sem folga e meses para pesquisa dos domingos (máximo 6)), Clientes e Funcionário.



Se o filtro da consulta for por Escala padrão, na aba de resultados conseguimos saber por tipo de dia, as horas trabalhadas e horas extras do funcionário.


A coluna "Jornada", é a jornada de definida para o funcionário na Folha. Os horários que aparecem em Vermelho são horários que ultrapassaram os limites de horas trabalhadas ou horas extras definidas nos filtros da consulta.


Resultados > Consultas > Consulta de jornadas da escala.


Se o filtro da consulta for por Escala diária, na aba resultados conseguiremos saber por dia, quais os funcionários que ultrapassaram os limites de horas trabalhadas ou horas extras. Como nesta consulta também conseguimos definir um limite para dias sem folga e domingos sem folga, o sistema irá validar as folgas definidas nos parâmetros do funcionário e trazer o ultimo dia de folga e ultimo domingo de folga concedido ao funcionário, e se estiverem ultrapassando os limites definidos nos filtros, além das horas trabalhadas e extras, também irão trazer os dias sem folga e domingos sem folga em Vermelho


Resultados > Consultas > Consulta de jornadas da escala.



Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link http://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.