VBE – Como integrar faturas de requisições ao CRC

 

As vendas de vales-transportes muitas vezes podem ter seus pagamentos efetuados através de documentos de requisição, quase sempre feitas por pessoas jurídicas. O VBE permite que essas vendas tenham suas requisições agrupadas por cliente e integradas ao módulo de Contas a Receber. 

A fim de dispormos desse recurso, devemos primeiramente configurar um novo tipo de pagamento correspondente à requisição, através do seguinte caminho:

 

Menu: Cadastros >PVT>Formas de Pagamento

 

O novo cadastro deverá ficar semelhante ao exemplo abaixo:

 

Menu: Cadastros >PVT>Formas de Pagamento

 

A próxima etapa é parametrizar o cliente do VBE. A tela pode ser acessada em Cadastros > PVT > Clientes. Após carregar o cliente que tem pagamentos por requisição, iremos definir os dados destacados abaixo na aba Diversos.

 

Menu: Cadastros >PVT>Clientes

 

 

Devem ser informados o cliente correspondente do módulo Conta a Receber, o tipo de receita da requisição, o centro de custo financeiro (caso seja exigido) e os dias para vencimento após a emissão da fatura.

Além do cliente, o cadastro do passe também deverá ser atualizado. É imprescindível que haja as localidades de origem e destino do passe, pois estes dados serão impressos na fatura.

 

Menu: Cadastros >PVT>Passes

 

 

Feita as devidas parametrizações nos três cadastros acima, as movimentações de venda já poderão ser lançadas.

Após digitar os passes vendidos na tela de venda do sistema, o operador irá informar a forma de pagamento feita pelo cliente. Se o cliente paga através de uma requisição, o usuário irá selecionar pagamento cadastrado, conforme o seguinte exemplo:

 

Menu: Movimentações>Venda de Bilhetes (Forma de Pagamento)

 

 

Os campos acima destacados em vermelho ficarão habilitados para sejam inseridos os dados complementares da requisição, que também serão impressos na fatura. É importante destacar que neste ponto, uma vez que uma forma de pagamento classificada como requisição for digitada, nenhuma outra opção poderá ser lançada naquela venda, devendo haver também apenas um único registro de forma de pagamento.

Após a conclusão de todas as vendas, já será possível emitirmos nossa fatura e integrarmos ao CRC. A rotina será executada através do caminho abaixo:

 

Menu: Consultas>Requisição>Impressão

 

A tela que será aberta possui um cabeçalho e dois grids. Para facilitar o entendimento de como os dados são dispostos, iremos dividir a tela em partes. 

Começando pelo cabeçalho, o usuário irá filtrar o período de venda, as requisições ou até mesmo um cliente específico. E ainda é possível buscar os documentos de acordo com seus status no módulo financeiro ou filtrar apenas documentos ainda não integrados (grupo Filtrar, opção Vendidos).

 

Menu: Consultas>Requisição>Impressão

 

 

Após preencher o cabeçalho e clicar em “Consultar”, as vendas do período filtrado serão agrupadas por cliente no grid esquerdo da tela, conforme mostrado abaixo:

 

Menu: Consultas>Requisição>Impressão

 

O usuário poderá complementar manualmente os dados bancários do cliente caso estejam faltando no cadastro do cliente do CRC.

 

 

 

Já no grid direito, podemos visualizar os dados de cada requisição informada pelo cliente selecionado. Se tudo estiver ok, o usuário poderá marcar o checkbox do lado esquerdo e clicar no botão “Imprimir”.

 

Menu: Consultas>Requisição>Impressão

 

 

A fatura será pré-visualizada na tela e poderá ser impressa. Abaixo temos o layout do modelo onde são detalhadas as vendas do cliente.

 

 

Após fechar a tela, o sistema irá concluir o processo de integração da fatura com o Contas a Receber, deixando o documento em aberto para ser recebido pelo módulo financeiro.

 

Menu: Consultas>Requisição>Impressão

Eventualmente alguns documentos podem ter dados pendentes ou inconsistentes e não poderão ser integrados. O sistema irá indicá-los com alguma cor diferenciada e irá criticar qualquer tentativa de integração.

 

Menu: Consultas>Requisição>Impressão

 

Para identificar o que está pendente no documento, basta acessar a legenda próxima ao rodapé da tela, clicando no botão .

 

Menu: Consultas>Requisição>Impressão

 

 

Com isso, deve procurar a cor corresponde à crítica e resolver a pendência. No exemplo anterior, vimos que a linha no grid do documento estava com o fundo laranja, o que na legenda indica que não há tipo de receita para a requisição (no cadastro do cliente do VBE).

 

Menu: Consultas>Requisição>Impressão

 

 

 

Algumas das possíveis críticas podem até mesmo ser tratadas sem precisar fechar a tela da impressão, bastando apenas acessar os atalhos de cadastros no menu superior da tela.

 

Menu: Consultas>Requisição>Impressão

 

 

Por fim, se necessário o usuário poderá revogar as requisições integradas, contanto é claro, que as mesmas ainda não tenham sido recebidas pelo CRC. O acesso é feito pelo caminho Consultas > Requisição > Estorno.

As reimpressões das faturas também podem ser realizadas em Consultas > Requisição > Reimpressões, e da mesma maneira, esse recurso se limitará apenas aos documentos com o status “Aguardando recebimento”.