IMPORTAÇÃO AUTOMÁTICA - RELÓGIO DE PONTO

Modificado em Seg, 2 Dez, 2024 na (o) 6:52 AM

Informações gerais

 

Objetivo: 

 

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a funcionalidade da importação do relógio de ponto automático nas portarias 671 e 1510 e facilitar a rotina de departamento pessoal do usuário. 


Detalhes:


  • Módulo: Frequência

 

Informações adicionais:


A importação do relógio de ponto automático, nada mais é que a importação do arquivo REP (AFD) de uma forma automatizada, onde inicialmente devemos inserir o arquivo em TXT a ser importado em uma pasta diariamente ou semanalmente, e após isso devemos parametrizar nosso sistema informando quando o mesmo deve dar o start nesse arquivo e realizar a importação, no qual levo a informação das batidas para tratamento no sistema Globus.

 

Importante: No diretório aonde irá conter os movimentos a serem importados, deve ser criada uma pasta de LIDOS para que assim que os arquivos forem sendo importados, os mesmos serão movidos para essa pasta, com o objetivo de não importar novamente o mesmo TXT.

 

Essa rotina fica no menu: Cadastro à Parâmetrosà Parametro relógio automático


 A princípio, deve definir o local onde o arquivo será importado e informar se trata de período diário ou semanal.

 

Caminho: Cadastros > Parâmetros > Cadastro de parâmetro do relógio de ponto > Local/Tipo Importação


01- Direcionar o local aonde está o arquivo a ser importado 

02- Determinar qual o tempo de processamento, de quanto em quanto tempo o sistema deverá ler o arquivo no local indicado.

Definir qual o Tipo de processo:

03 - Diário : O sistema irá ler o arquivo diariamente de acordo com os horarios programados no primeiro e segundo periodo;

04 - Semanal: O sistema irá ler o arquivo semanalmente de acordo com os dias determinados e os horarios programados.


Atualmente temos homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, as regras da Portaria 1510/09, porém no dia 08 de novembro de 2021 foi publicada a Portaria MTP n. 3717/2022, uma nova norma sob nº 671/2021, que substitui as Portarias 1510/09 e 373/11. 

 

Diante desse cenário, deixamos disponíveis no sistema as duas portarias, porém as mesmas tem algumas funcionalidades diferentes, conforme especificado abaixo:

 

Opção de importação  “Utilizar arquivo REP-portaria 1510”  

 

Ao marcar essa opção já existente na rotina de importação do relógio, o sistema faz a busca pelo PIS do funcionário.

Dessa forma, no arquivo TXT ao ser importado, deve constar o número do PIS, caso não conste o PIS e conte por exemplo o CPF, o sistema não irá fazer a importação.

 

Opção de importação  “Utilizar arquivo REP-portaria 671”

 

Ao marcar essa nova opção na rotina de importação do relógio, o sistema faz a busca somente pelo CPF. 

Essa portaria possui 03 modalidades de marcações de ponto eletrônico: 

 

  • REP-C: Registrador Eletrônico de ponto convencional. É o Registrador físico, Relógio de ponto (antiga portaria 1.510) 
  • REP-A: Registrador Eletrônico de ponto alternativo. Trata-se de uma modalidade “alternativa”, que pode ser criada por diversas situações: Elevadores, Catraca de prédios, Leitores óticos, Leitores faciais. 
  • REP-P: Registrador Eletrônico de ponto via programa. É denominado “mobile”, utilizado em celulares e tablets. 

 

Diante dessas opções, criamos mais duas opções na rotina de importação do relógio automático, mantendo a portaria 1510:

 

  • Utiliza arquivo REP - portaria 671 
  • Utiliza arquivo REP-P (que mesmo fazendo a busca pelo CPF utiliza um layout diferenciado.
  • Utilizar arquivo REP - Portaria 1510

 

 

 

A portaria 1510 continua buscando as marcações pelo PIS e a portaria 671 bem como o Utiliza REP-P busca as marcações pelo CPF, dessa forma, a nomenclatura dos campos altera de acordo com a portaria escolhida. 

 

As posições são definidas com o preenchimento da máscara  manual. Caso tenha o código da CHAPA do funcionário do arquivo, deve marcar a opção “O arquivo contém a CHAPA” 



Ao utilizar a opção "Utilizar arquivo REP-P", o sistema nos obrigada a selecionar umas das portarias, dando a seguinte mensagem: " Deve selecionar uma das opções do REP: Portaria 1510 ou Portaria 671!"

 


O check box:” utilizar arquivo REP-P “é de uso exclusivo da portaria 671, (a portaria 1510 não tem essa funcionalidade) dessa forma, ao utilizar essa rotina impreterivelmente deve marcar a opção “Utilizar arquivo Rep- Portaria 671”, com tudo se marcar a opção da portaria 1510 o sistema desmarca automaticamente a opção " Utilizar arquivo REP-P".


Caminho: Cadastros>Parâmetros>Cadastro de parâmetro do relógio de ponto>Posições



Empresas ▪ Autorizar as empresas que utilizarão a importação automática. 



Tipo de importação – DIARIO 


Como teste vamos pegar dois funcionários que não tem PIS e outros dois funcionários com PIS, bem como testando todas as rotinas de importação e até mesmo com os dois funcionários juntos.

 

Funcionários SEM PIS:

 

Funcionários COM PIS:

 

Importação – Portaria 671


Devemos lembrar que na portaria 671 trago no layout a busca pelo CPF, dessa forma, mesmo que o funcionário não tenha PIS em seu cadastro a importação estará correta, visto que a busca é pelo CPF. 


Vamos parametrizar o sistema para fazer a importação diariamente. Nessa parametrização vamos usar o horário inicial as 14h30 e segundo período as 14h35 com o tempo de processamento de 00h01. Bem como na aba “posições” iremos informar a mascara manualmente da portaria 671.

 

 


Caminho: Cadastros>Parâmetros>Cadastro de parâmetro do relógio de ponto>Empresas 

Start arquivo 


Após a parametrização, devemos dar um start no relógio automático, onde deve acessar a pasta “Residentes” 


 Rodar o arquivo executável “Frequencia_RelogioAutomatico.exe” 


Ao clicar em Históricos – Nota-se que a importação foi inicializada.

 


Após o arquivo ser todo lido o TXT importado será movido automaticamente para a pasta de LIDOS que deve ser criada inicialmente.

 

 

Após o sistema fazer todo o processo de importação, podemos consultar novamente o histórico de importação, e nota-se que agora temos “o horário do fim do processamento” bem como a empresa e filial que foi importada e o status muda para Processo Finalizado.

 

E no final da tela deverá aparecer o arquivo que foi importado e processado.

 

Arquivo lido e importado, devemos apenas consultar os movimentos que inicialmente se encontra no menu “Procedimentos auxiliares à altera arquivo do relógio.

 

Nota-se que tanto para o funcionário que não tem PIS quanto para o funcionário que tem PIS a importação ocorreu corretamente. 

 

Bem como ao integrar para a frequência, fica tudo correto.


Importação – Portaria 671 com a opção “ utilizar arquivo Rep-P”


Quando optamos em trabalhar com a opção “Utilizar arquivo REP-P” devemos lembrar que o mesmo deve estar associado a portaria 671, bem como os dados carregados serão a partir da função "GeraAFDmodeloREPP" criada para carregar os dados validando o CPF do colaborador.

 

Quem utiliza essa rotina o arquivo é um pouco diferente, onde na posição 10 teremos o numero 7, ao contrario do Rep C (portaria 1510 e 671) que tem o numero 3 na posição 10.

 


Diante desse layout vamos parametriza o sistema para fazer a importação diariamente. Nessa parametrização vamos usar o horário inicial as 18H49 e segundo período as 18H50 com o tempo de processamento de 00h01. Bem como na aba “posições” iremos informar a máscara manualmente da portaria 671/REP-P de acordo com o arquivo.

 

 

Após a parametrização, devemos dar um start no relógio automático, para abrir o EXE que deverá ficar instanciado no rodapé da área de trabalho, próximo o relógio do Windows e clicar em Históricos:

Ao clicar em Históricos – Nota-se que a importação foi inicializada, bem como já finalizada devido ao arquivo ser pequeno, nota-se que temos “o horário do fim do processamento” bem como a empresa e filial que foi importada e o status muda para Processo Finalizado.

 

E no final da tela deverá aparecer o arquivo que foi importado e processado.

 

Arquivo lido e importado, devemos apenas consultar os movimentos que inicialmente se encontra no menu “Procedimentos auxiliares à altera arquivo do relógio.

 

Nota-se que tanto para o funcionário que não tem PIS quanto para o funcionário que tem PIS a importação ocorreu corretamente. 

 

 

Importação – Portaria 1510


Devemos lembrar que na portaria 1510 trago no layout a busca pelo PIS, dessa forma, para os funcionários que não tenha PIS em seu cadastro a importação não irá acontecer, o mesmo que ocorre atualmente, ou seja nada mudou.


Vamos parametrizar o sistema para fazer a importação diariamente. Nessa parametrização vamos usar o horário inicial as 18H15 e segundo período as 18H20 com o tempo de processamento de 00h01. Bem como na aba “posições” iremos informar a máscara manualmente da portaria 1510.

 

 

Após a parametrização e darmos o start no relógio automático, podemos consultar a importação, onde a mesma já foi finalizada.

 


Arquivo lido e importado e convertido, devemos apenas consultar os movimentos que inicialmente se encontra no menu “Procedimentos auxiliares à altera arquivo do relógio.

 

Nota-se que para o funcionário que não tem PIS o movimento não foi importado, diferente do funcionário que tem PIS onde a importação ocorreu corretamente. 

 


Isso porque de acordo com o fim da obrigatoriedade do PIS os novos funcionários não têm o número do PIS em seu cadastro, com isso o arquivo da portaria 1510 que lê exclusivamente o PIS não terá essa informação.

 

OBS: Para esses novos funcionários que não tem PIS, deve ser feito a importação do arquivo relacionado a portaria 671 ou REP-P.

 

Bem como ao integrar para a frequência, fica tudo correto somente para o funcionário que tem PIS no cadastro.

 


Tipo de importação – SEMANAL


Como teste vamos pegar os mesmos funcionarios e os mesmos layouts, mudando apenas as datas de importação.


Na parametrização, vamos agora deixar a importação como semanal na sexta-feira, a partir das 19h07


Após a parametrização e darmos o start no relógio automático, podemos consultar a importação, onde a mesma já foi finalizada.

 

 

E no final da tela deverá aparecer o arquivo que foi importado e processado.

 

Bem como após o arquivo ser todo lido o TXT importado será movido automaticamente para a pasta de LIDOS que deve ser criada inicialmente.


Nota-se que tanto para o funcionário que não tem PIS quanto para o funcionário que tem PIS a importação ocorreu corretamente.

 

 

 

Bem como ao integrar para a frequência, fica tudo correto de acordo com o arquivo

 

 





Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento. 


Telefone: (11) 5018-2525.

Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/


#PodeContar

#IA













Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo