Muitas vezes nos deparamos com boletos ou notas que possuem CNPJ's diferentes, pois o fornecedor tem um grupo de empresas, ou até mesmo quando queremos unificar determinadas notas para ficar com um único documento de valor total e pensamos.... o que fazer nessa situação?


Vamos apresentar neste passo a passo a rotina de grupo econômico que  veio exatamente pra facilitar este cenário e pode ser usado em alguns processos dentro do módulo CPG.


Para criar o Grupo econômico devemos ir no menu: Cadastro>Grupo Econômico.


O cadastro é bem simples devemos apenas informar o código e a descrição e em seguida clicar no botão "Gravar":


Feito esse cadastro precisamos associar os fornecedores que farão parte deste grupo:


Para essa associação devemos acessar o menu: Proced. Diários>Documentos>Associação de documentos.


Na tela de associação vamos acessar o menu superior: cadastro>Associa fornecedores a grupo econômico.


Será aberto uma janela para realizar associação dos CNPJs que farão parte desse grupo, devemos informa o código do grupo criado, selecionar os fornecedores e após a seleção preciso definir quem será o fornecedor principal por isso com o mouse em cima do fornecedor clico com o botão direito do mouse e marco a opção "Fornecedor Principal" e em seguida clicar no botão "Gravar".


Feito os parâmetros acima podemos usar o Grupo econômico para associar um adiantamento criado em um CNPJ para uma nota em outro CNPJ do Grupo de empresas do fornecedor:


  • Quando usamos o Grupo Econômico não informamos o Fornecedor, passamos esse campo com seta para baixo e informamos o grupo;
  • Ao informar o vencimento devemos colocar um período que abrange a nota e o adiantamento, se informar apenas o vencimento da nota o adiantamento não aparece na tela para associar.


Observe abaixo que vamos associar uma nota do fornecedor 54704 em um adiantamento no fornecedor 54705.


Podemos também realizar a substituição de documentos usando o grupo econômico para criar um único documento com todas as notas associadas:


Ao clicar em substituir o sistema abre a tela de inclusão de documento, basta finalizar o preenchimento para gravar a nota que ficará como fornecedor o fornecedor principal que colocou no momento da associação dos CNPJ's ao grupo.


O processo de substituição e muito utilizado quando a nota vem com CNPJ da filial do fornecedor, mas o boleto seu fornecedor envia com o CNPJ da matriz, então podemos realizar esse processo que facilita principalmente quando realizado o processo de Pagamento Eletrônico.