1. Informações Gerais 


Objetivo: 


Criar rotina no módulo Escala para leitura de arquivo proveniente da Plataforma GoalBus gerado para este cliente especifico preenchendo os campos obrigatórios na Programação Horária e montando os serviços (Programação Horária e Escala Padrão). 


Detalhes: 


  • PSE: 42708


  • Modulo: Escala - ESC


  • Acesso Globus:


     Acesso: Escala> Utilitários> Relacionamento Genérico.     

     Acesso: Utilitários> Importações> Importação de Arquivo (GoalSystem)> Modelo 02.

     Acesso: Escala> Programação Horária> Programação de Horários.

     Acesso: Escala> Programação Horária> Programação de Horários> > Serviços.

     Acesso: Escala> Programação Horária> Programação de Horários> Horários.

     Acesso: Escala> Escala Padrão> Escala Padrão.

     Acesso: Escala> Escala Diária> Escala Diária.


Informações Adicionais: 


As informações abaixo demonstram o formato do arquivo, a configuração do mesmo no Globus e o Relacionamento Genérico Necessário das informações principais.


2. Formato do Arquivo gerado pelo GoalBus 


Segue abaixo uma imagem com o formato do arquivo gerado pelo GoalBus e importado para o interior do Globus. Segue uma explicação de cada coluna e também dos eventos informados disponibilizados pela GoalSystems. Vale lembrar o seguinte: Sempre que houver uma coluna no arquivo, ela deverá constar selecionada na configuração do arquivo mesmo que ela não seja determinada como obrigatória. (Ver seção 4). No entanto, caso opte por não configurá-la, a mesma deverá ser excluída do arquivo gerado pela GoalSystems.


Figura 1. Modelo do Arquivo a ser Importado do GoalBus.


Segue o detalhamento de cada coluna:


Evento: Dado não utilizado no Globus. Na Plataforma GoalBus é uma junção do código da linha + evento (Atividade) que a linha está realizando. Só deverá ser selecionado na configuração do arquivo se o cliente manter essa informação no arquivo gerado pela GoalSystems.


Tipo: Essa coluna apresenta os eventos realizados pela Plataforma do GoalBus. Através de Relacionamento Genérico, o Globus irá utilizar essa informação como Atividade. Nem todas as informações desta coluna precisam ser relacionadas com alguma atividade no módulo de Escala. Cabe ao cliente decidir o que ele quer controlar em suas viagens.


Segue abaixo uma explicação simples de cada evento disponibilizado pela GoalSystems.

 

Tipo Evento
Descrição Evento
Definição
Abs
Abastecimento
Período de tempo destinado para que uma pessoa encarregada ao efeito (não o próprio serviço de motorista), realize a carga de combustível no tanque do ônibus. Este período de tempo depende do tipo de ônibus.
Dlc
Deslocamento
Período de tempo que tarda um motorista/cobrador em deslocar-se de um ponto a outra, fazendo-o por meios diferentes ao ônibus.
Dsc
Descanso
Período de tempo no que um serviço de motorista/cobrador descansa dentro de sua jornada de trabalho
DxÔ
Deixe de ônibus
Período de tempo que transcorre desde que um motorista/cobrador termina uma expedição ou uma viagem ociosa programada, até que pode deixar o ônibus.
Exp
Expedições
Período de tempo que transcorre desde que inicia até que finaliza um percurso com passageiros desde um ponto origem a um ponto destino.
Fmb
Fim de ônibus
Período de tempo que transcorre desde que um Ônibus finaliza sua última expedição ou viagem ociosa programada até que é deixado pelo motorista
FnS
Fim de serviço
Período de tempo que transcorre desde que um motorista/cobrador termina sua última expedição ou viagem ociosa programada até que termina sua jornada de trabalho
InÔ
Inicio de ônibus
Período de tempo que transcorre desde que um ônibus é tomado por primeira vez até que pode começar sua primeira expedição ou uma viagem ociosa programada
InS
Inicio de serviço
Período de tempo que transcorre desde que um serviço de motorista/cobrador apresenta-se ao início de sua jornada até que começa seu serviço de condução
Lin
Troca de Linha
Evento sem duração que indica a mudança de linha dum ônibus e/ou motorista/cobrador
PaF
Fim da pausa de condução
Período de tempo aplicado quando existe uma pausa obrigatória dentro da jornada de trabalho (Hora fim)
PaI
Inicio da pausa de condução
Período de tempo aplicado quando existe uma pausa obrigatória dentro da jornada de trabalho (Hora inicio)
Par
Parada
Período de tempo que um ônibus e/ou seu motorista ficam parados em determinada parada
TmÔ
Tomada de ônibus
Período de tempo que transcorre desde que um motorista entra no ônibus até que possa começar sua seguinte expedição ou viagem ociosa programada
VEx
Viagem ociosa externa
Período de tempo que transcorre desde que inicia até que finaliza um percurso sem passageiros desde uma parada origem a um ponto destino (Viagens entre garagens e ponto inicial/final)
VIn
Viagem ociosa interna
Período de tempo que transcorre desde que inicia até que finaliza um percurso sem passageiros desde uma parada origem a um ponto destino (Viagens entre garagens)

Inicio: Horário Inicio da Viagem. Também será usado para definir o Horário Inicio do Serviço dependendo do evento proveniente da GoalSystems.


Desde: Local Inicio da Viagem. Também será usado para definir o local de pegada do Motorista e Cobrador dependendo do evento proveniente da GoalSystems. Deverá ser tratado através de Relacionamento Genérico.


Fim: Horário Final da Viagem. Também será usado para definir o Horário Final do Serviço dependendo do evento proveniente da GoalSystems. 


Até: Local Final da Viagem. Deverá ser tratado através de Relacionamento Genérico. 


Duração: Tempo da viagem ou do evento.


Serviço: Para o Globus é um número lógico do motorista/cobrador que realizará um conjunto de eventos. Esse código será utilizado como serviço no Globus. Porém em situações que esse código + código da linha + código do turno sejam iguais, a inteligência Globus acrescentará para a apresentação no módulo de Escala e manutenção da integridade do ERP os caracteres -1,-2 e assim sucessivamente. O resultado é que o mesmo motorista irá operar com veículos diferentes nos serviços 1, 1-1, 1-2.


Ônibus: Esse é um número lógico de ônibus. Cada vez que este número é alterado cria-se um novo serviço dentro do Globus. 


Linha: Através de Relacionamento Genérico é utilizado a informação desta coluna como a Linha no ERP Globus.


KMs: Este campo determina para o sistema qual será o velocímetro final do veiculo dentro do Globus após importação do arquivo.


Sentido: Para o Globus é um número lógico  que determina o sentido da viagem como por  exemplo: 1 = Ida e 2 = Volta, neste processo em questão qualquer dado importado diferente de 1 foi padronizado como volta.


Tipo Motorista: Informação do funcionário. M1 = evento de Motorista. C1 = evento de Cobrador. 


Número Quadro: Será o sequencial do quadro gerado e efetivado pela GoalSystems. É usado no Globus para compor o código da programação.


Turno: Será tratado através de Relacionamento Genérico, na coluna turno os números são números lógicos que determinam para o Globus como aparecerá a informação Manhã, Tarde e ou Noite.  


Tipo de Dia: Será tratado através de Relacionamento Genérico. Tanto na GoalSystems como no Globus é o Tipo do dia do Quadro de programação gerado. Dias Úteis, Sábado e Domingo.


Sufixo: Identifica alterações decorrentes de mudanças nas linhas, programadas ou não. Será tratado através de Relacionamento Genérico, caso o cliente queria especificar alguma informação como mudanças de itinerário, desvios e outra que jugue necessário contar na geração da Programação Horário.


3. Realizando o Relacionamento Genérico  


Nessa etapa o usuário devera através do Relacionamento Genérico  estabelecer para o sistema Globus como será feito o reconhecimento das informações importadas do GoalBus e como essas informações serão tratadas na criação das Escala Padrão e das Programações Horárias, O relacionamento genérico é necessário para que o Globus reconheça as informações provenientes do GoalBus. No item 2 já foram especificadas quais os dados que deveram passar pelo Relacionamento Genérico.

As Figura 2 e 3. a seguir demonstra o tela do Globus onde será realizado o relacionamento genérico das informações anteriormente apontadas, assim como o funcionamento da tela.


Acesso: Escala> Utilitários> Relacionamento Genérico. 


Figura 2. Define-se qual atividade será tratada.


Figura 3. Processo de Relacionamento das Informações.


4. Configuração do Arquivo de importação 


Nesta etapa o usuário deverá através da tela de "Configuração de Importação GoalBus". parametrizar as discrições colunas do arquivo a ser importado com os eventos contidos no Sistema Globus.

Exemplo: No Arquivo as colunas estão na seguinte ordem: Coluna 1. Evento/ Coluna 2. Tipo/ Coluna 3. Inicio. Veja que as colunas apresentadas na Figura 4. a baixo estão na mesma ordem das colunas do Arquivo a ser importado. É necessário organizar esses dados para quando for feito a importação os dados venha nessa ordem. Após Gravar as alterações o sistema registrará um Código e o Nome do Arquivo cadastrado no Grid de Descrição. Figura 5.

É necessário atenção nesta etapa do processo pois se a configuração não estiver corretar pode gerar incompatibilidade do Arquivo com o Globus gerando criticas que impossibilitaram a importação.


Figura 4. Tela de Configuração de Importação GoalBus.


Figura 5. Tela de Configuração de Importação GoalBus (Código/Descrição).


5. Importando o Arquivo GoalSystems


A tela de importação grava os dados GoalBus em Banco de Dados Globus e utiliza os dados para criação da Escala Padrão e da Programação Horária.

Aqui o usuário seleciona o código do arquivo configurado no item 4 deste documento e seleciona o arquivo gerado pela GoalSystems e salvo em algum local do computador do usuário. Após selecionado a opção Gravar o arquivo será importado para o Globus.

Caso após o processamento do arquivo este não apresente "Criticas" o mesmo já estará habilitado para uso no sistema, se vier a apresentar "Criticas" a mesma deverá ser tratada. O arquivo não será importado até que as "Criticas" sejam tradas em sua totalidade.


Figura 6. Tela de Importação de Arquivo GoalBus.


6. Como o Globus Tratará o Arquivo Importado


Após a importação do Arquivo para o Globus o sistema passara a montar a Escala Padrão e as Programações Horárias, baseado nas informações importadas, e parametrizadas anteriormente nas configurações da importação.


Figura 7. Elaboração da Escala Padrão.


Figura 8. Elaboração da Programação Horária.


Os serviços serão criados a partir do arquivo importado de acordo com as configurações realizadas anteriormente, assim como os horários que fazem parte dos serviços. Código, Sentido, Saída, Chegada, Atividade, Localidade etc. como demonstrado nas Figuras 9 e 10.


Figura 9. Elaboração do Serviço da Programação Horária.


Figura 10. Elaboração dos Horários das Viagens.


Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link http://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.