1. Informações Gerais:
Objetivo: Integrações e Parcerias. |
Foi criado novo modelo de integração de Programação Horária via webservice a partir dos dados da Plataforma da Optibus. Essa tem por objetivo criar a programação por linha após consumir os dados do Quadro horário da Optibus.
Detalhes: |
SIM: 87809
Modulo: ESC - Escala
Acesso Globus:
Informações Adicionais: |
A tela de Parâmetros de Configuração foi ajustada para atender a implantação e foram acrescentados os Menus Acesso: Utilitários> Integrações> Optibus> Localidades e Acesso: Utilitários> Integrações> Optibus> Programação > Layout 2.
Instruções Sobre os Novos Processos: |
2. Ajustes na Tela de Parâmetros de Configuração:
A Integração será de Localidades e Programação, para isso foi criada na Tela de Parâmetros de Configuração a opção Webservice(Optibus), está pode ser acessada através do caminho: Parâmetros Configuração do Sistema> Aba Especifico/ Aba Importação.
Para configurar deve marcar a flag do Webservice(Optibus), no campo de Token de Acesso o usuário deverá informar o Token e em seguida informar a URL ao final clicar em gravar para validar os dados Figura 1.
Figura 1 . Tela de Parâmetros de Configuração.
3. Menus Criados no Módulo de Escala.
Os menus para importação foram criados e podem ser acessados através do caminho: Utilitários> Integrações> Optibus> Localidades e Acesso: Utilitários> Integrações> Optibus> Programação > Layout 2
Figura 2.
Figura 2. Menus Criados Localidades e Programação.
4. Tela de Importação de Localidades - OptiBus.
Para realizar a importação dos dados deve-se fazer inicialmente a importação das Localidades ao abrir a tela informar empresa, filial e o Id TimePlan das paradas da Optibus. Em seguida clicar em Importar, o sistema irá validar a importação apresentando a mensagem "Localidades importadas com sucesso!", após a importação o Grid de Localidades irá apresentar as localidades importadas, Figura 3.
Figura 3. Tela de Importação de Localidades - OptiBus.
5. Relacionamento Genérico.
Antes de iniciar a importação, o cliente deverá realizar o relacionamento genérico de algumas informações: Empresa/Filial, Linha (campo sign do evento trip), Atividade (tipo do evento: trips, deadheads, signos, splits), Tecnologia (campo Id do vehicleTypes).
Dicionário dos eventos Optibus
Service_trip: Viagem produtiva
Deadhead: Viagem vazia sem garagem
Depot_pull_out: Saída de Garagem
Depot_pull_in: Entrada na Garagem
Sing_on: Tempo de Preparo
Sing_off: Tempo de Retorno
Split: Intervalo dupla pegada
Break: Intervalo
Standby: Intervalo
Pre_trip: Tempo de carro parado no inicio do dia ou após intervalo do Motorista
Post_trip: Tempo de carro parado no final do dia
Taxi: Deslocamento do Motorista por meio de carona ou outro meio
Changeover: Motorista mudando de carro
Figura 4. Tela de Relacionamento Genérico.
6. Tela de Importação de Programação - OptiBus.
Após a importação de Localidades, deve-se importar a programação, aonde será informado empresa, filial e o Id Schedule. Após informar este dados o usuário irá clicar em Consultar, para que inicie o processo de importação. Durante o processo, a rotina do Globus vai extrair a informação de linha da primeira viagem encontrada para compor o serviço usando o conjunto de viagens que contenham o mesmo Duty Id (Motorista Lógico) e Vehicle Block Id (Veículo Lógico) e a partir daí definindo a linha principal de cada programação.
Figura 5. Tela de Importação de Programação - OptiBus.
7. Tratamento das Críticas.
Havendo críticas (como atividade, local, linha), sobre relacionamentos que não foram feitos a tela apresentara essas informações na Aba de Log e ficará em destaque nos campos de Serviços e Viagens na cor vermelha. O usuário deverá corrigir esses informações para isso há a opção de Revalidar, aonde é possível realizar os relacionamentos pendentes, e revalidar a geração dos serviços. Ao clicar em Revalidar o sistema irá fazer uma Nova Importação alterando os dados inicialmente importados e gerando novos dados com as informações corrigidas.
Obs.: O botão de Revalidar será habilitado sempre que houver críticas, caso contrario permanecerá desabilitado.
Figura 6. Tela de Importação de Programação - OptiBus. (Com as Críticas)
O formato de serviço sempre será conforme imagem a seguir usando os 5 caracteres disponíveis no campo.
Figura 7. Tela de Importação de Programação - OptiBus.
Os turnos dos serviços serão definidos conforme cadastro no módulo Trafego.
Figura 8. Tela de Cadastro de Turnos.
Se o horário de Inicio do serviço estiver entre Hora inicial e Hora final deste cadastro, o serviço assumirá o turno indicado no Quadro opções.
O usuário tem a opção de gravar a programação seus serviços e viagens, sem realizar o tratamento das críticas apresentadas, porém as viagens com crítica serão gravadas com as informações de linha/locais/atividade em branco.
Figura 8. Tela de Viagens da Programação Horária.
A tela de Log apresentará as críticas para que o usuário possa trata - lás, assim que o sistema carregar as informações, o usuário poderá consultar as alterações que serão necessárias clicando na Aba Log, na tela de log terão todas as informações necessárias para que o usuário identifique as informações que precisão ser tratadas no relacionamento genérico.
Figura 9. Tela de Importação de Programação - OptiBus. (Aba de Log).
8. Apresentação das Informações em Formato de Gráfico.
Na tela de Importação de Programação é possível gerar um gráfico exibindo os vehicleId e os serviços em que os mesmos estão, clicando no botão Gráfico. Ao final da geração o sistema irá abri a Aba de Gráfico e apresentar o resultado da geração.
Figura 10. Tela de Importação de Programação - OptiBus. (Aba de Gráfico).
Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link http://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo