CRIAÇÃO DA IMPORTAÇÃO OPTIBUS WEBSERVICE.

Modificado em Qui, 10 Abr na (o) 10:31 AM


Informações gerais.

 

Objetivo: Integrações e Parcerias. 

 

Foi criado uma nova integração de Programação Horária via webservice a partir dos dados da Plataforma da Optibus. 


Detalhes:

 

  • Módulo: ESC - Escala.

  • Caminho de acesso:  

    Acesso: Utilitários> Parâmetros Configuração do Sistema> Aba Especifico/ Aba Importação
    Acesso: Utilitários> Integrações> Optibus> Localidades
    Acesso: Utilitários> Integrações> Optibus> Programação

Informações adicionais:

A tela de Parâmetros de Configuração foi ajustada para atender a implantação acrescentados os Menus Acesso: Utilitários> Integrações> Optibus> Localidades e Acesso: Utilitários> Integrações> Optibus> Programação. 

2. Ajustes na Tela de Parâmetros de Configuração:

A Integração será de Localidades e Programação, para isso foi criada na Tela de Parâmetros de Configuração a opção Webservice(Optibus), está pode ser acessada através do caminho: Parâmetros Configuração do Sistema> Aba Especifico/ Aba Importação.

Para configurar deve marcar a flag do Webservice(Optibus), no campo de Token de Acesso o usuário deverá informar o Token e em seguida informar a URL ao final clicar em gravar para validar os dados Figura 1.

Figura 1. Tela de Parâmetros de Configuração.


3. Menus Criados no Módulo de Escala.

Os menus para importação foram criados e podem ser acessados através do caminho: Utilitários> Integrações> Optibus> Localidades e Acesso: Utilitários> Integrações> Optibus> Programação Figura 2.


Figura 2. Menus Criados Localidades e Programação.


4. Tela de Importação de Localidades - OptiBus.

Para realizar a importação dos dados deve-se fazer inicialmente a importação das Localidades ao abrir a tela informar empresa, filial e o Id TimePlan das paradas da Optibus. Em seguida clicar em Importar, o sistema irá validar a importação apresentando a mensagem “Localidades importadas com sucesso!”, após a importação o Grid de Localidades irá apresentar as localidades importadas, figura 3.

Figura 3. Tela de Importação de Localidades - OptiBus.  


5. Relacionamento Genérico.

Antes de iniciar a importação, o cliente deverá realizar o relacionamento genérico de algumas informações: Empresa/Filial, Linha (campo sign do evento trip), atividade (tipo do evento: trips, deadheads, signos, splits, depot_pull_out), tecnologia (campo Id do vehicleTypes).

  • Para o depot_pull_out é necessário informar a atividade de Saída de Garagem, com este relacionamento feito a informação será apresentada na importação das programações e gravadas nas telas de programa do Globus sem este relacionamento o campo será apresentado em branco, e na Aba de log será apresentada a informação da falta do relacionamento, não é obrigatório o relacionamento deste item mais o não preenchimento impacta em não ter essa informação.

Figura 4. Tela de Relacionamento Genérico.


6. Tela de Importação de Programação - OptiBus.

Após a importação de Localidades, deve-se importar a programação, aonde será informado empresa, filial e o Id Schedule. Após informar estes dados o usuário irá clicar em Consultar, para iniciar o processo de importação. Após a importação ser concluída os dados importados iram aparece na tela. Serão preenchidos os campos de Programação, Serviços e Viagens.

Figura 5. Tela de Importação de Programação - OptiBus.  


7. Tratamento das Críticas.

Havendo críticas (como atividade, local, linha), sobre relacionamentos que não foram feitos a tela apresentara essas informações na Aba de Log e ficará em destaque nos campos de Serviços e Viagens na cor vermelha. O usuário deverá corrigir essas informações para isso há a opção de Revalidar, aonde é possível realizar os relacionamentos pendentes, e revalidar a geração dos serviços. Ao clicar em Revalidar o sistema irá fazer uma Nova Importação alterando os dados inicialmente importados e gerando novos dados com as informações corrigidas. 


Obs.: O botão de Revalidar será habilitado sempre que houver críticas, caso contrario permanecerá desabilitado.

Figura 6. Tela de Importação de Programação - OptiBus.  (Com as Críticas)


O usuário tem a opção de gravar a programação seus serviços e viagens, sem realizar o tratamento das críticas apresentadas, porém as viagens com crítica serão gravadas com as informações de linha/locais/atividade em branco. 

Figura 7. Tela de Viagens da Programação Horária.


A tela de Log apresentará as críticas para que o usuário possa trata - lás, assim que o sistema carregar as informações, o usuário poderá consultar as alterações que serão necessárias clicando na Aba Log, na tela de log terão todas as informações necessárias para que o usuário identifique as informações que precisão ser tratadas no relacionamento genérico.

Figura 8. Tela de Importação de Programação - OptiBus. (Aba de Log).


8. Apresentação das Informações em Formato de Gráfico.

Na tela de Importação de Programação é possível gerar um gráfico exibindo os vehicleId e os serviços em que os mesmos estão, clicando no botão Gráfico. Ao final da geração o sistema irá abri a Aba de Gráfico e apresentar o resultado da geração.

Figura 9. Tela de Importação de Programação - OptiBus. (Aba de Gráfico).


_______________________________________________________________________________

Se algum auxílio ou esclarecimento for necessário, conte conosco através de nossos canais de atendimento. 


Telefone: (11) 5018-2525.

Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/


#PodeContar

#IA



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo