ROTINA DE PARAMETRIZAÇÃO E ALOCAÇÃO AUTOMÁTICA DE FUNCIONÁRIOS NA ESCALA PADRÃO.

Modificado em Sex, 27 Jun na (o) 2:18 PM


Informações gerais.

 

Objetivo: Automação de Processos.

 

Essa nova rotina tem a finalidade de automatizar os processos de alocação dos funcionários na Escala Padrão, otimizando o processo já existente e realizado manualmente.


Detalhes:

 

  • Módulo: ESC - Escala

  • Caminho de acesso: Acesso: Escala> Escala Padrão> Alocação de Funcionários na Escala Padrão 

Informações adicionais:


1. Descrição da Tela de Alocação Automática na Escala Padrão.

Foi desenvolvida a Tela de Alocação Automática na Escala Padrão, para automação dos processos de escala de funcionários nas escalas padrões ativas, o processo de escala segue algumas regras que serão melhor descritas ao longo deste documento, o objetivo é que ao final dos processos, a escala padrão do usuário esteja pronta para uso sem a necessidade de preenchê-la manualmente. 

Figura 1. Tela Inicial de Alocação Automática na Escala Padrão.


2. Parametrização Necessária para Alocação dos Funcionários.

Inicialmente é necessário informar que é preciso fazer algumas parametrizações na Tela de Parâmetros/ Habilitação de Funcionários, essa parametrização se faz necessária para que na automação não ocorram problemas como funcionário escala em período errado, em linha que não deveria ser escalado ou até um veículo que não tem permissão de dirigir, no caso do motorista.

Todos esses parâmetros após serem habilitados no cadastro dos funcionários, irão apresentar críticas na Aba de Log. Uma vez marcado os parâmetros o sistema passa a valida - lós para a alocação dos funcionários.

  • Turno: Indica qual o período que o funcionário está liberado para trabalhar, se o turno não estiver habilitado será apresentado na Aba de Log da tela a crítica sobre a restrição do turno de trabalho.
  • Linha: É associada as linhas que o funcionário está habilitado para trabalhar, se o funcionário não estiver com a linha associada na tela de parâmetros e habilitações será apresentado críticas para o funcionário, na Aba Log.
  • Tipo de Frota: Definem-se os tipos de veículos que o funcionário tem permissão e/ou está habilitado para trabalhar, se o funcionário não estiver com o tipo de frota associada na tela de parâmetros e habilitações será apresentado críticas para o funcionário, na Aba Log.

Figura 2. Tela de Parâmetros e Habilitações do Funcionário.


3. Componentes da Tela de Alocação Automática na Escala Padrão.

A tela inicial é composta de alguns componentes para auxiliar o usuário no processo, a baixo a descrição destes componentes.

  1. Campo Empresa: Neste campo é apresentado a empresa selecionada pelo usuário para movimentação;
  2. Campo Filial: Neste campo é apresentado a filial selecionada pelo usuário para movimentação;
  3. Tempo de Aproximação: Neste campo o usuário deverá informar o tempo em minutos que o sistema deve buscar para alocação dos funcionários nos serviços:
  4. Folgas por Período: Neste campo o usuário irá informar o período de folga que deverá ser considerado que deverá ser utilizado no processo: 
  5. Aba Escala Padrão: Nesta aba serão apresentadas todas as Escala Padrões com Status Ativa;
  6. Aba Serviços: Na aba serviços serão apresentados os serviços que contenham funcionários com problemas, identificados pelo sistema com status Demitido, Afastado e/ou Sem Função Fixa;
  7. Aba Folgas (Sábados/ Domingos): Nessa aba estão os funcionários que tem a partir da data de geração folgas parametrizadas nos Tipos de Dia Sábado e Domingo, para que os funcionários apareçam deveram estar em alguma escala;
  8. Aba Linha Reserva: Nesta aba serão apresentadas todas as linhas com Status Ativa apontas como Linhas Reservas na Tela de  Cadastro de Linhas;
  9. Aba Alocação: Nesta aba serão apresentados os resultados das alocações dividido entre os Tipos de Dias Úteis, Sábado e Domingo;
  10. Aba Log: Na Aba de Log serão apontadas as críticas envolvendo os processos de alocação, as quais deverão ser analisadas a tratadas pelo usuário;
  11. Botão Agrupar: Este botão permite agrupar o(s) item(s) selecionados na tela, uma vez selecionado um ou mais itens ao clicar no botão este(s) item(s) será deslocado para o outro campo;
  12. Botão Agr. Todos: Ao clicar no botão todos os itens serão deslocados para o outro campo; 
  13. Botão Revogar: Este botão permite Revogar o(s) item(s) selecionados na tela, uma vez selecionado um ou mais itens ao clicar no botão este(s) item(s) será deslocado para o campo inicial e não poderão ser consultados no processo; 
  14. Botão Rev. Todos: Este botão permite Revogar Todos o(s) item(s) selecionados na tela, ao clicar no botão todos os itens serão deslocados para o campo inicial e não poderão ser consultados no processo;
  15. Botão Consultar: Botão será usado inicialmente para após a seleção das Escalas Padrões que serão utilizadas, realizar a primeira consulta destas escalas, essa consulta ira trazer as informações das escalas ativas encontradas;
  16. Botão Efetivar: Esse botão tem a função de validar o processo executado nas abas;
  17. Botão Limpar: O botão limpar será utilizado sempre que o usuário precisar limpar os dados na tela. 

Figura 3. Componentes da Tela de Alocação Automática na escala Padrão.


4. Processo para Alocação dos Recursos.

Para iniciar o processo o usuário deverá seguir alguns passo, a baixo a descrição detalhada dos passos:

    1º Passo: preencher os campos de empresa, filial, Tempo de Aproximação e Folgas por Período, neste passo serão apresentas as escalas padrões ativas que o usuário poderá utilizar;

Figura 4. 1º Passo para a Alocação dos Funcionários.


    2º Passo: após a seleção das escalas clicar em Agrupar e em seguida no Botão Consultar, neste processo serão verificadas as escalas disponíveis e os dados destas escalas;

Figura 5. 2º Passo para a Alocação dos Funcionários.


    3º Passo: o terceiro passo consiste em verificar na Aba de Serviços a existência de funcionários com Status Demitido, Afastado e/ou Sem Função Fixa Associada, fica a critério do usuário a necessidade de confirmar ou não os dados na tela.

  • Esse processo consiste em definir se o funcionário apresentado na Aba de Serviços permanecerá ou não na escala. 
    • Com a Flag marcada ao clicar no Botão Efetivar este funcionário será retirado de sua escala;
    • Com a Flag Desmarcada ao clicar no Botão efetivar os funcionários serão mantidos em suas escalas.

Definindo a permanência ou não do funcionário basta clicar no Botão Efetivar para validar este processo. 

Obs.: havendo muitos dados na tela o usuário poderá clicar em algum lugar da tela com o Botão Direito para Marcar ou Desmarcar Todos os itens, evitando ter que apontar um a um.

Figura 6. 3º Passo para a Alocação dos Funcionários.


    4º Passo: neste passo o usuário deverá verificar os funcionários que estão de folga e validar estas folgas marcando e desmarcando a flag.

  • Com a Flag marcada ao clicar no Botão Efetivar este funcionário será retirado de sua escala;
  • Com a Flag Desmarcada ao clicar no Botão efetivar os funcionários serão mantidos em suas escalas mesmo com as folgas apontadas.

Lembrando que não retirar o funcionário implica em definir que este irá trabalhar em todas as folgas e que sua retirada após a finalização deste processo deverá ser feita manual nas escalas padrões e diárias se já tiverem sido geradas.

Obs.: havendo muitos dados na tela o usuário poderá clicar em algum lugar da tela com o Botão Direito para Marcar ou Desmarcar Todos os itens, evitando ter que apontar um a um.

Figura 7. 4º Passo para a Alocação dos Funcionários.


    5º Passo: verificar na Aba Reserva se os funcionários alocados nas linhas estão conforme o programado ou se será necessária alguma alteração, neste momento do processo ainda é possível editar estes funcionários na escala padrão e ao retornar na Aba de Reservas clicar em Consultar para que estes funcionários sejam atualizados.

Esta Aba é uma aba de consulta não sofre alteração no processo de alocação, estando tudo certo com as escalas dos reservas o usuário deverá seguir para a próxima aba.


Obs.: As linhas apresentadas na Aba de Linhas Reservas devem estar com a Flag de Reserva da Tela de Cadastro de Linhas Marcado.

Figura 7. 5º Passo para a Alocação dos Funcionários.


  6º Passo: na aba de alocação será apresentado o resultado da alocação dos funcionários, nesta aba será apresentado todas as alocações, feitas com base nas informações das abas anteriores assim como os parâmetros definidos para os funcionários, esta aba está definida em três telas Dias Úteis, Sábado e Domingo.

  • Dias Úteis: nessa tela será apresentado os serviços que foram necessários alocar funcionário, para isso o sistema verifica a escala do dia útil ativa e se nessa escala tem algum serviço sem funcionário, encontrando o serviço é retirado da reserva o funcionário com o horário mais próximo do horário do serviço que irá ocupar;
    • Ex: quando o serviço iniciar as 05:00 e estiver definido um tempo de 1 hora de aproximação para a alocação o sistema irá verificar os serviços que tenham horários inicias entre 04:00 e 06:00.

  • Sábado: nessa tela será apresentado os serviços que foram necessários alocar funcionário, para isso o sistema verifica:
    1. A escala do dia útil ativa;
    2. Identifica a Linha e o Serviço do dia Útil e verifica se existe a linha e o serviço igual no sábado;
    3. Encontrando verifica se o funcionário está de folga no sábado:
      1. Não estando de folga este funcionário é mantido no serviço no sábado;
      2. Se estiver de folga ele é retirado;
      3. Sendo substituído pelo funcionário da reserva com o horário mais próximo do horário deste serviço.
  • Domingo: nessa tela será apresentado os serviços que foram necessários alocar funcionário, é replicado o mesmo processo do sábado, alocando o funcionário quando necessário.

Ainda na Aba de Alocação o usuário pode verificar de onde foi feito o deslocamento do funcionário, no canto esquerdo das telas tem um sinal de (+) ao dar um duplo clique no sinal é apresentado uma segunda linha com essa informação mostrando a Linha e o serviço que o funcionário foi retirado para a alocação.

É possível verificar na parte inferior da tela que os funcionários apresentados na cor Vermelha foram retirados das linhas de reserva e os funcionários apresentados na cor Azul foram replicados das escalas dos dias úteis.

Figura 8. 6º Passo para a Alocação dos Funcionários.


    7º Passo: na aba de log serão apresentadas as criticas referente as tentativas de alocação realizadas no processo antes de finalizar o processo o usuário pode verificar essas criticas corrigi-las e realizar uma nova alocação com as alterações feitas.

Figura 9. 7º Passo para a Alocação dos Funcionários.


    8º Passo: Após realizar a conferencia dos dados, para finalizar o processo o usuário deverá clicar no Botão Efetivar, clicando neste botão será apresentado um relatório com todos conflitos ainda existentes encontrados no processo, desta forma o usuário poderá verificar esses conflitos corrigi-los e realizar uma nova alocação se desejar. Ao final do processo as escalas padrão alteradas poderão ser consultadas na tela de escala padrão.

Figura 10. 8º Relatório de Alocação dos Funcionários na Escala Padrão.

___________________________________________________________________________________________


Se algum auxílio ou esclarecimento for necessário, conte conosco através de nossos canais de atendimento. 


Telefone: (11) 5018-2525.

Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/


#PodeContar

#IA



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo