Informações gerais
Objetivo: |
Orientação sobre configuração do PONTO ELETRÔNICO |
Detalhes: |
Informações adicionais: |
A portaria estabelece regras claras para o uso de sistemas eletrônicos de controle de jornada de trabalho, incluindo o REP-C (Registrador Eletrônico de Ponto Convencional) e o REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto por Programa). Ponto EletrônicoLegislação e PortariasPortaria 671
PORTAL DO EMPREGADOR - PVIFuncionalidades:
Acesso:
|
O QUE VOCÊ PRECISA PARA TER UM BOM FUNCIONAMENTO DO APP? Funcionários
RELÓGIOS VIRTUAIS (REPV)Cadastro e Configuração:
Criação e AtivaçãoCRIAÇÃO:
ATIVAÇÃO:
MONITOR DE HORÁRIOSCADASTRO:
Cadastro e Parametrização do Monitor: Na tela de cadastro, será necessário preencher as informações do novo monitor. Todos os campos marcados com um asterisco (*) são de preenchimento obrigatório. DADOS GERAIS: Preencha os seguintes campos:
CONFIGURAÇÃO:Para cada marcação do dia (Início do Expediente, Saída para o Almoço etc.), preencha os campos:
COMO VINCULAR UM FUNCIONÁRIO AO MONITOR?Para que o monitoramento funcione, é preciso vincular os funcionários desejados. 1. Na tela principal de "Monitor de horários", localize o monitor que você criou na "Lista dos Horários" e selecione-o. 2. Role a tela para baixo até a seção FUNCIONÁRIOS COM HORÁRIO MONITORADO. 3. Clique no botão VINCULAR / DESVINCULAR FUNCIONÁRIO. 4. Selecione os funcionários que farão parte deste monitor e clique em SALVAR. INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE AS NOTIFICAÇÕESNotificações no Aparelho: Para que o sistema funcione corretamente, o usuário deve habilitar a permissão de notificações no celular ou dispositivo onde o ponto é registrado. Alerta para o Gestor: Uma vez que toda a configuração for finalizada, o sistema enviará automaticamente um e-mail de alerta para o gestor sempre que uma marcação de ponto ocorrer fora do horário programado. CADASTROS GERAISCargos e Funções:
DepartamentosCrie e edite departamentos de sua empresa para serem vinculados aos funcionários.
Áreas (CERCAS VIRTUAIS)ÁREAS:Com o campo “área” podemos definir qual o local de operação do funcionário, possibilitando assim, gerar alertas caso o funcionário realize uma marcação em outro local, essas áreas atuam como CERCAS. O sistema possui dois tipos de áreas, são eles: • Círculo – Nesta a área é definida através do raio a partir de um ponto definido. • Polígono – É possível definir exatamente qual a área em que o trabalhador deve realizar a marcação, marcando seus vértices. Criando uma Área
Por se tratar de uma API do Google, é possível localizar o endereço utilizando apenas o nome do local, como se estivesse no pesquisando no Google. Exemplo: Empresa ABC. • Raio: Define o tamanho da área desejada (Disponível apenas para o tipo de área definido como CÍRCULO); • Descrição do Local: Insira alguma informação adicional relacionada ao local. (Disponível apenas para o tipo de área definido como CÍRCULO); • Selecione a área desejada no mapa; • Clique no símbolo de ADIÇÃO localizado acima do mapa, em seguida SALVAR. A localização é obtida por meio do GPS do próprio aparelho, utilizando os sensores disponíveis no dispositivo do colaborador. Entretanto, é importante compreender que a precisão do GPS está sujeita a diversos fatores técnicos e ambientais, e que nossa aplicação depende das informações fornecidas pelo sistema operacional (Android/iOS) do celular, não havendo intervenção direta da nossa parte no cálculo exato da posição, visto que a tecnologia de geolocalização utilizada pelo aplicativo baseia-se nos serviços do Google, que, conforme documentação oficial, não garante 100% de precisão ou disponibilidade contínua da localização via GPS. Fatores que podem afetar a precisão do GPS:
ATIVIDADESEm atividades, conseguimos detalhar a marcação do funcionário, onde podemos cadastrar qual registro está sendo realizado por ele, desde os básicos como início de expediente, retorno do almoço etc. até algo mais completo, como visita ao cliente ou venda realizada. ADICIONAR ATIVIDADES:
EDITAR ATIVIDADES:
O módulo de Detalhes das Atividades complementa o cadastro de atividades, permitindo incluir informações adicionais (ex.: nome do cliente). Estão disponíveis quatro tipos de campos: Texto, Número, Hora e Combo. No cadastro, é possível definir obrigatoriedade dos campos e, no tipo Combo, adicionar múltiplas opções. A configuração é realizada em Cadastros Gerais > Detalhes das Atividades e salva após ajustes. AFASTAMENTOSO sistema permite o cadastro e gestão de afastamentos (ausência de marcação de ponto). Em Cadastros Gerais > Afastamento, é possível registrar o motivo, período (início e término) e salvar. Após o cadastro, o afastamento pode ser vinculado ou desvinculado a funcionários específicos. AFDO recurso gera o AFD (Arquivo-Fonte de Dados), utilizado para importação no software de tratamento de ponto. Para emissão, acesse Relatórios > AFD, selecione a Unidade Administrativa, o REPV (Relógio) e o período desejado. Em seguida, escolha o tipo de relatório conforme exigências da Portaria vigente. RELATÓRIOSFormatos
Tipos
CARTÃO DE PONTOO Cartão de Ponto apresenta as marcações diárias de forma organizada, em relatório individual e simplificado, contendo data, hora, dia da semana e total de horas trabalhadas. Para sua geração, acesse Relatórios > Cartão de Ponto, selecione relógio, departamento, funcionário e período. Defina o formato de saída (Tela, CSV ou PDF) e clique em Gerar. Para os formatos CSV e PDF, o relatório poderá ser baixado pelo botão Baixar Arquivo. CARTÃO DE PONTO DETALHADOO Cartão de Ponto Detalhado apresenta, linha a linha, todas as marcações do colaborador, incluindo data, hora, nome, matrícula, relógio virtual, cerca virtual (área), categoria (atividade), horário de recepção no servidor e selfie. Para gerar, acesse Relatórios > Cartão de Ponto Detalhado, selecione relógio, departamento, funcionário, período e cerca. Escolha o formato (Tela, CSV ou PDF) e clique em Gerar. Para CSV e PDF, o relatório ficará disponível no botão Baixar Arquivo. MARCAÇÃO NÃO EFETUADAO Relatório de Marcações Não Efetuadas identifica funcionários que não registraram ponto nos horários definidos no Monitor de Horários, exibindo nome, matrícula, departamento, cargo/função, data e dia da semana. Para gerar, acesse Relatórios > Marcações Não Efetuadas, selecione filtros desejados (departamento, unidade, funcionário e período), escolha o formato (Tela, CSV ou PDF) e clique em Gerar. Nos formatos CSV e PDF, o arquivo poderá ser baixado pelo botão Baixar Arquivo. DIÁRIO DE PONTO COMPLETOO Ponto Diário Completo consolida as marcações de todos os funcionários, exibindo data, nome, matrícula, função, departamento, horários e total de horas trabalhadas. Para gerar, acesse Relatórios > Ponto Diário Completo, selecione filtros (REPV, departamento, unidade, funcionário e período), escolha o formato (Tela, CSV ou PDF) e clique em Gerar. Nos formatos CSV e PDF, o arquivo estará disponível em Baixar Arquivo. DIÁRIO DE PONTO SIMPLIFICADOO ponto diário simplificado é semelhante ao completo, mas não mostra matrícula nem função, apenas data, nome, departamento, horário da marcação e total de horas trabalhadas. MAPA DE ATIVIDADEO Mapa de Atividades apresenta todos os registros de marcação, permitindo identificar a localização do funcionário no momento da marcação. COMO GERAR?
SIMILARIDADE DE SELFIEO Relatório de Similaridade Selfie apresenta de forma clara a correspondência das marcações, incluindo data, hora, funcionário, matrícula e selfie. GERAÇÃO DO RELATÓRIO:
USUÁRIOSO módulo Usuários permite criar credenciais de acesso para gestores e definir seus privilégios, possibilitando múltiplos gestores por empresa com permissões específicas. PARA CRIAR UM USUÁRIO:
UNIDADES ADMINISTRATIVASA Unidade Administrativa permite controlar quais funcionários e relógios cada usuário pode acessar. Ao criar a conta, existe uma unidade padrão, que pode ser subdividida em uma estrutura hierárquica da empresa, semelhante a um organograma. Caso deseje que mais de um gestor tenha a mesma visualização, basta acessar a unidade e vincular ambos a ela. Observação: Não é permitido 2 unidades administrativas com níveis de hierarquia Após preencher os dados, clique em SALVAR. Em seguida, será enviado um e-mail ao gestor com as credenciais para o primeiro acesso, solicitando a confirmação de informações pessoais e a definição da pergunta de segurança. CRIAR UNIDADE ADMINISTRATIVA:
APINeste campo, é possível criar um usuário para consumo da API. Para isso, siga os passos:
Obs.: Os dados da API que serão vinculados na Frequência, para que os dados sejam importados. ![]() Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento. Telefone: (11) 5018-2525. Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/ #PodeContar |
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo