1. Informações Gerais

 

Objetivo:

 

Usar o rodizio de funcionários da Plataforma GoalDriver na Escala Diária Globus

 

Detalhes:

 

  • SIM: 80633

 

  • Módulo: ESC - Escala Urbana

 

  • Acessos Globus: 

 

ESCALA (ESC) à Utilitários à Importações à Importação de Arquivo (GoalSystem)

 



 

 

Informações Adicionais:

 

  • Abaixo seguem as parametrizações necessárias e formatação do arquivo para utilização do recurso.

 

 

 


2. Parametrizando os funcionários

 

Assim como na utilização manual dos funcionários no módulo de Escala, é necessário a parametrização de cada funcionário que será utilizado na Escala Diária através da importação.

 

Passo 1: Parametrizando os funcionários. Acesse: 

ESCALA (ESC) à Funcionários à Parâmetros e Habilitações 



 

 

Passo 2: Validar na importação a parametrização realizada no passo 1. Na parametrização realizada no passo 1, pode-se definir para quais linhas e veículos o funcionário estará habilitado. Caso queira um controle mais apurado, deve-se marcar um parâmetro de importação para esta validação. 

Acesse: 

ESCALA (ESC) à Utilitários à Parâmetros de Configuração do Sistema à Opção Incluir Funcionário na Diária com validações do Globus.




Assim, as habilitações definidas nas Abas Linhas e Tipos de Frota serão apresentadas nas Criticas da importação caso o funcionário seja alocado através da importação em serviço com linha e veículo diferente do habilitado. Não interrompe a importação, mas alerta o que for diferente do parametrizado.





  

3. Formato do arquivo GoalDriver

 

Assim como na Programação Horária e Escala Padrão é gerado um arquivo que contém um número de quadro, na Escala Diária há uma geração de arquivo no formato abaixo:



Com base neste arquivo, a inteligência desenvolvida no Globus faz algumas buscas para alocar o funcionário sem necessidade de realizar Relacionamento Genérico.


Faz a primeira consulta pelo código da Coluna Chapa. Se encontrar, interrompe a consulta e aloca o funcionário na Diária;

Se não encontrar através da Consulta anterior, faz uma nova Consulta utilizando o código da Coluna Chapa e as empresas e filiais do cliente cadastradas no Globus. Se encontrar, interrompe a consulta e aloca o funcionário na Diária (Geralmente nessa segunda consulta o funcionário é encontrado). Porém acaso ainda não encontre;

Faz uma terceira consulta usando a mesma inteligência das consultas anteriores mas acrescentando o nome do funcionário com base na coluna NOME do arquivo.


IMPORTANTE: A chave para alocar os funcionários nas escalas corretas através de arquivo são as informações das colunas Serviço e Quadro. As informações sendo iguais, o funcionário é alocado na Escala Diária gerada a partir da Escala Padrão e Programação Horária criadas pelo Arquivo GoalBus.




4. Importação do arquivo GoalDriver 

 

Passo 1: Configurar o formato do arquivo

ESCALA (ESC) à Utilitários à Configurações à Configuração de importação csv (GoalSystem) à Opção GoalDriver



 

Passo 2: Importar o arquivo

ESCALA (ESC) à Utilitários à Importações à Importação de Arquivo (GoalSystem) à Opção GoalDriver



Deve selecionar o código do arquivo criado no passo 1 e também o motivo de folga proveniente do cadastro abaixo:


ESCALA (ESC) à Cadastros à Motivo de folga




Isso é importante porque nesse processo, não se utiliza sequências de folgas geradas previamente e associadas ao funcionário. Como é a Plataforma do GoalDriver que geram as folgas, vale destacar que toda folga inserida do Globus a partir do arquivo, será como incluída para o funcionário como se fosse uma folga adicional. 


5. Criticas na importação


    Quando houver alguma inconsistência na importação do arquivo, será gerado um arquivo texto com as criticas daquele arquivo.



Seguem algumas criticas que podem ser apresentadas durante a importação do arquivo.


  • Encontrado mais de um código de funcionário Globus para o func. 1217; (Quando há dois funcionários com o mesmo número de registro no Globus)
  • Funcionário 1282 - #############: Não habilitado para o veículo 0090347, linha nº 4; (Quando o funcionário não está parametrizado para trabalhar com o tipo de frota do veículo alocado no serviço)
  • Cobrador não cadastrado ou função fixa não habilitada para o func. 1702 - ##########, linha nº 6;(Quando o funcionário não está com função fixa MOT ou COB associada no módulo Controle)
  • Funcionário 1288 - #########:Não habilitado para a linha 5605 - BERNARDO DE SOUZA X BH VIA C. MACHADO, linha nº 5; (Quando o funcionário não está parametrizado para trabalhar em determinada linha)
  • Funcionário Globus não encontrado para o func. 5439 - ###############, linha nº 8; (Quando não existe funcionário com o código do arquivo no Globus)
  • Funcionário 005574 ############## não está parametrizado na escala; (Quando não foi realizada a parametrização citada no Tópico nº 2 deste documento)


6. Funcionários na Reserva


Na maioria das vezes o arquivo da plataforma GoalDriver vai incluir os funcionários que estão na reserva. No arquivo eles serão apresentados da seguinte forma:



No entanto a Plataforma GoalBus não fornece um quadro de horários de reservas. Assim para que o cliente consiga gerir os funcionários que estão na reserva, deve seguir o seguinte processo:



Após importar o arquivo GoalDriver para o período do arquivo, acesse:

            ESCALA (ESC) à Relatórios à Funcionários à Listagem de Funcionários Não Escalados à Opções Tipo de Escala Diária e Sobra da Escala







Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link http://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.