1. Informações Gerais

 

Objetivo:

 

Importar dados em formato csv da Plataforma GoalSystems e gerar a partir destes a Programação Horária e a Escala Padrão no ERP Globus aproveitando-se da Otimização de veículos realizada pelo sistema GoalBus

 

Detalhes:

 

  • SIM: 80227

 

  • Módulo: ESC - Escala Urbana

 

  • Acessos Globus: 

 

Escala (ESC) à Utilitários à Importações à Importação de Arquivo (GoalSystem)


 

 

Informações Adicionais:

 

  • As informações abaixo demonstram o formato do arquivo, a configuração do mesmo no Globus e o Relacionamento Genérico Necessário das informações principais.

 

 

2. Formato do Arquivo gerado pelo GoalBus

 

Segue abaixo uma imagem com o formato do arquivo gerado pelo GoalBus e importado para o interior do Globus. Segue uma explicação de cada coluna e também dos eventos informados disponibilizados pela GoalSystems.

 


Segue o detalhamento de cada coluna:


Evento: Dado não utilizado no Globus. Na Plataforma GoalBus é uma junção do código da linha + evento (Atividade) que a linha está realizando.


Serviço: Para o Globus é um número lógico do motorista/cobrador que realizará um conjunto de eventos. Esse código será utilizado como serviço no Globus. Porém em situações que esse código + código da linha + código do turno sejam iguais, a inteligência Globus acrescentará para a apresentação no módulo de Escala e manutenção da integridade do ERP os caracteres -1,-2 e assim sucessivamente. O resultado é que o mesmo motorista irá operar com veículos diferentes nos serviços 1, 1-1, 1-2.


Linha: Através de relacionamento genérico é utilizado a informação desta coluna como a Linha no ERP Globus.


Ônibus: Esse é um número lógico de ônibus. Cada vez que este número é alterado cria-se um novo serviço dentro do Globus. 


Tipo: Essa coluna apresenta os eventos realizados pela Plataforma do GoalBus. Através de relacionamento genérico, o Globus irá utilizar essa informação como Atividade. Nem todas as informações desta coluna precisam ser relacionadas com alguma atividade no módulo de Escala. Cabe ao cliente decidir o que ele quer controlar em suas viagens.

Segue abaixo uma explicação simples de cada evento disponibilizado pela GoalSystems

 
Tipo EventoDescrição EventoDefinição
AbsAbastecimentoPeríodo de tempo destinado para que uma pessoa encarregada ao efeito (não o próprio serviço de motorista), realize a carga de combustível no tanque do ônibus. Este período de tempo depende do tipo de ônibus.
DlcDeslocamentoPeríodo de tempo que tarda um motorista/cobrador em deslocar-se de um ponto a outra, fazendo-o por meios diferentes ao ônibus.
DscDescansoPeríodo de tempo no que um serviço de motorista/cobrador descansa dentro de sua jornada de trabalho
DxÔDeixe de ônibusPeríodo de tempo que transcorre desde que um motorista/cobrador termina uma expedição ou uma viagem ociosa programada, até que pode deixar o ônibus.
ExpExpediçõesPeríodo de tempo que transcorre desde que inicia até que finaliza um percurso com passageiros desde um ponto origem a um ponto destino.
FmbFim de ônibusPeríodo de tempo que transcorre desde que um Ônibus finaliza sua última expedição ou viagem ociosa programada até que é deixado pelo motorista
FnSFim de serviçoPeríodo de tempo que transcorre desde que um motorista/cobrador termina sua última expedição ou viagem ociosa programada até que termina sua jornada de trabalh
InÔInicio de ônibusPeríodo de tempo que transcorre desde que um ônibus é tomado por primeira vez até que pode começar sua primeira expedição ou uma viagem ociosa programada
InSInicio de serviçoPeríodo de tempo que transcorre desde que um serviço de motorista/cobrador apresenta-se ao início de sua jornada até que começa seu serviço de condução
LinTroca de LinhaEvento sem duração que indica a mudança de linha dum ônibus e/ou motorista/cobrador
PaFFim da pausa de conduçãoPeriodo de tempo aplicado quando existe uma pausa obrigatória dentro da jornada de trabalho (Hora fim)
PaIInicio da pausa de conduçãoPeriodo de tempo aplicado quando existe uma pausa obrigatória dentro da jornada de trabalho (Hora inicio)
ParParadaPeríodo de tempo que um ônibus e/ou seu motorista ficam parados em determinada parada
TmÔTomada de ônibusPeríodo de tempo que transcorre desde que um motorista entra no ônibus até que possa começar sua seguinte expedição ou viagem ociosa programada
VExViagem ociosa externaPeríodo de tempo que transcorre desde que inicia até que finaliza um percurso sem passageiros desde uma parada origem a um ponto destino (Viagens entre garagens e ponto inicial/final)
VInViagem ociosa internaPeríodo de tempo que transcorre desde que inicia até que finaliza um percurso sem passageiros desde uma parada origem a um ponto destino (Viagens entre garagens)





Desde: Local Inicio da Viagem. Também será usado para definir o local de pegada do Motorista e Cobrador dependendo do evento proveniente da GoalSystems. Deverá ser tratado através de Relacionamento Genérico.


Até: Local Final da Viagem. Deverá ser tratado através de Relacionamento Genérico. 


Inicio: Horário Inicio da Viagem. Também será usado para definir o Horário Inicio do Serviço dependendo do evento proveniente da GoalSystems.


Fim: Horário Final da Viagem. Também será usado para definir o Horário Final do Serviço dependendo do evento proveniente da GoalSystems. 


Duração: Tempo da viagem ou do evento.


Ordem Evento: Ordem dos eventos gerados pelo GoalBus para serem utilizados e priorizados na formação de serviços e viagens. 


Tipo Motorista: Informação do funcionário. M = evento de Motorista. C = evento de Cobrador


Tecnologia Ônibus: Será tratado no Globus através de Relacionamento Genérico. Faz referência ao ônibus lógico da coluna Ônibus.


Quadro: Será o sequencial do quadro gerado e efetivado pela GoalSystems. É usado no Globus para compor o código da programação.


Tipo de Dia: Será tratado através de Relacionamento Genérico. Tanto na GoalSystems como no Globus é o Tipo do dia do Quadro de programação gerado. Dias Úteis, Sábado e Domingo.


  

3. Realizando o Relacionamento Genérico 

 

O relacionamento genérico é necessário para que o Globus reconheça as informações provenientes do GoalBus. No item 2 já foi citado quais informações são necessárias relacionar.


Segue abaixo o acesso a tela de Relacionamento e o funcionamento da tela:

 

Passo 1: Escala (ESC) à Utilitários à Relacionamento Genérico



Obs: Para esse tipo de arquivo não há informação de empresa e filial. Portanto pode ser informado sempre o código 1 para as duas informações.

 

4. Configuração do Arquivo de importação


A configuração da importação para esse arquivo deverá estar conforme imagem abaixo através do acesso citado no Passo 1;


Passo 1: Escala (ESC) à Utilitários à Configurações à Configuração de importação csv (GoalSystems)







5. Importando o Arquivo GoalSystems


A tela de importação grava os dados GoalBus em Banco de Dados Globus e utiliza os dados para criação de Programação Horária, Serviços, Viagens e Escala Padrão.

Aqui o usuário seleciona o código do arquivo configurado no ponto anterior deste documento e seleciona o arquivo gerado pela GoalSystems e salvo em algum local do computador do usuário.


Passo 1: Escala (ESC) à Utilitários à Importações à Importação de Arquivo (GoalSystem)





6. Inteligência Globus aplicada no arquivo


Após selecionar o arquivo no item anterior deste documento e selecionar a opção Gravar, o sistema além de trazer os dados para o Banco Globus, começa a partir da empresa e filial da linha que está no arquivo e relacionada genericamente no Globus criar Programações Horárias e Escala Padrões.


Seguem detalhes da inteligência aplicada aos eventos provenientes do GoalBus



Os dados acima são replicados para a Escala Padrão criando-a automaticamente. Para isso, basta selecionar o parâmetro em destaque na imagem abaixo:




Os códigos de serviços serão gerados a partir da coluna Serviço do arquivo, respeitando a linha e o código lógico do veículo. Toda vez que se altera as duas informações cria-se um novo serviço. Se a diferença da informação for de linha e de veículo, mantem-se o mesmo código. Caso a informação de linha permaneça a mesma e altera-se o veículo, o código de serviço Globus é alterado conforme explicado no item 2 desse documento.


As viagens serão criadas a partir do relacionamento genérico de atividades, respeitando os demais dados do arquivo GoalBus.


Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link http://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.