1. Informações Gerais
Objetivo: |
Implementar a apuração do IRPJ e CSLL - Lucro real Anual e Trimestral no módulo Contabilidade |
Detalhes: |
|
Informações Adicionais: |
|
2. Tela de Cadastro das Contas para a Apuração
Contas de apuração IRPJ / CSLL – Já virá com grupos de classificadores pré-cadastrados, estes classificadores não aceitam lançamentos e não podem ser alterados.
Grupo A – irá aparecer na Aba Parte A da apuração de IRPJ/CSLL
Grupo B – irá aparecer na aba Parte B da apuração de IRPJ/CSLL
Grupo C – irá aparecer na aba de cálculo de IRPJ/CSLL
Tipo A – adição
Tipo E - exclusão
Deve-se criar contas analíticas a partir dos classificadores, os campos grupo e tipo obedecerão ao cadastro do classificador sintético e não poderão ser alterados.
Caso seja necessário é possível criar novos grupos de classificadores.
Nos classificadores analíticos que serão criados, é possível marcar apenas a flag que o classificador aceita lançamento (neste caso, devemos associar uma ou mais contas contábeis ou até mesmo uma faixa de contas para compor o valor do classificador) e também se aceita lançamento manual (as duas flags marcadas), neste caso o campo para associar contas contábeis fica desabilitado e é possível editar o valor diretamente na tela do cálculo do IRPJ/CSLL.
A conta contábil só irá aparecer para associação com o classificador criado quando no cadastro da conta contábil a flag de conta de apuração do IRPJ/CSLL estiver marcada.
Após informar as contas contábeis que serão associadas, clicar em F8 e depois em gravar.
Exemplo com as duas flags marcadas:
Quando estiver cadastrando um classificador do grupo C irá habilitar uma opção para informar se o classificador se refere ao IRPJ ou à CSLL
3. Tela - Apuração IRPJ/CSLL
Aba – Parte A
Na tela de Apuração do IRPJ/CSLL é possível escolher o tipo de apuração se mensal ou trimestral, de acordo com essa escolha irá habilitar 1 mês ou 3 meses para preencher.
Na lupa do período após gravar uma apuração é possível consultar essa apuração gravada.
É possível consolidar por empresa.
Cálculo Mensal:
Na primeira linha do grid irá aparecer o Resultado do período escolhido na tela e abaixo irão aparecer todas as contas cadastradas no item anterior mesmo que não tenha valores nas contas associadas.
Nesse ícone é possível ver os lançamentos que compõem o valor da conta:
Nesse ícone significa que é possível fazer a edição do valor na própria tela:
Nas linhas de totais os valores já aparecem adicionando ou excluindo os valores dos resultados.
Quando algum valor é inserido manualmente, é necessário clicar no botão gravar da tela e depois entrar na apuração novamente para que o sistema recalcule os totais.
Nos meses posteriores, quando precisar aumentar o valor editado manualmente na parte A, basta clicar na linha e informar o valor que será somado ao valor já mostrado na tela:
Já tinha 1.000,00 que veio da apuração anterior e para o mês que estou apurando, o valor deve ser 2.000,00, para isso clicar com botão direito do mouse e em informar valor e lançar a diferença, ou seja, 1.000,00. Ao dar enter, o valor lançado será somado ao saldo.
E caso tenha lançado um valor erroneamente, basta clicar novamente em informar valor e no campo valor digitar 0,00 que o lançamento volta a ter o mesmo valor da apuração anterior.
No final do grid vai aparecer o sub total da parte A
Aba - Parte B:
Para fazer as movimentações da parte B devemos clicar com o botão direito do mouse e na opção incluir
O primeiro lançamento que deve ser feito é do saldo da conta.
Exemplo: conta de prejuízo acumulado até o ano anterior. Deve-se cadastrar este saldo no último dia do mês/ano anterior.
Este saldo será carregado, para a próxima apuração, no caso do nosso exemplo, 01/2021:
Assim, consigo fazer a movimentação da conta em 01/2021.
Para fazer a movimentação da conta, colocar o mouse em cima da conta que deseja movimentar, clicar com o botão direito e na opção incluir, já vai aparecer a data inicial e o saldo inicial, colocar um texto (histórico de movimentação), a data e o valor da movimentação de débito ou crédito e o sistema já irá mostrar o saldo final.
É necessário também marcar se este valor será utilizado no cálculo do Lucro Real, se marcada a flag o valor será excluído do Lucro Real antes do cálculo dos impostos, se não marcada a flag o lançamento ficará apenas na aba Parte B para controle de saldo.
Ao dar um enter, o lançamento vai para o grid mostrando a movimentação da conta.
Após a movimentação da parte B, deve-se clicar no botão gravar para que o sistema recalcule os saldos posteriores que utilizam essas informações
Aba – Cálculo dos impostos
Na parte de cima da aba vai mostrar os valores apurados na Parte A e na parte B, informando o valor do Lucro Real
A partir do Lucro Real serão calculados os impostos IRPJ e CSLL separadamente, cada um em sua aba.
IRPJ:
Temos o cálculo do IRPJ (15%) e o seu adicional (10%), temos a parte de deduções, ref. às contas cadastradas e de acordo com seu cadastro (se está associada a alguma conta contábil ou se é lançamento manual):
4.01 – tem conta associada, então já trouxe o valor da conta
4.03 – é para lançamento manual (com botão direito do mouse é possível informar o valor da dedução)
Nos meses posteriores, assim como na parte A, quando precisar aumentar o valor editado manualmente na parte de deduções, basta clicar na linha e informar o valor que será somado ao valor já mostrado na tela.
E caso tenha lançado um valor erroneamente, basta clicar novamente em informar valor e no campo valor digitar 0,00 que o lançamento volta a ter o mesmo valor da apuração anterior.
Após as deduções temos o valor apurado:
CSLL:
O mesmo cálculo é feito para a CSLL:
Nos próximos meses, os cálculos serão sempre feitos com os valores acumulados desde janeiro até o mês que está sendo calculado e no valor pago será descontado o valor apurado até o mês anterior.
* Na parte B os lançamentos de compensação do Lucro devem ser lançados mensalmente de acordo com o Lucro Apurado.
Prejuízo Apurado
Caso na parte A, o sub total apresente um valor negativo, ou seja, um prejuízo, o valor da Aba Cálculo de Impostos aparecerá zerado e, consequentemente, não teremos cálculos dos impostos.
Cálculo Trimestral
O cálculo Trimestral é feito da mesma foram que o calculo mensal, com a diferença que no Cálculo trimestral os valores não são acumulados, utilizamos apenas os valores do Trimestre selecionados na tela.
Na aba parte A já mostra o resultado do Trimestre, aparecem também as contas e os valores de cada conta de acordo com a associação de contas contábeis e também de acordo com os lançamentos manuais. No final apresenta o valor do Lucro Apurado.
Na aba parte B devem ser feitos os lançamentos pertinentes ao período.
Na aba cálculo dos impostos aparecem os valores apurados nas abas parte A e parte B e na parte de deduções traz as contas e valores de acordo com as contas cadastradas. No final das abas de cada imposto aparece o valor a pagar ref. ao período.
*Estes cálculos, principalmente o do Lucro Real Anual que é calculado mensalmente e acumuladamente, são feitos por período, caso tenha um período já gravado e por algum motivo houve necessidade de alterações em períodos anteriores, é necessário e recomendado conferir e regravar as apurações posteriores à apuração alterada para que os valores sejam atualizados corretamente.
3.1. Apuração Excluindo conta de Provisão IRPJ/CSLL
Além da marcação da flag "conta de apuração do IRPJ/CSLL " que quando marcada aparece para associação com o classificador criado ,
Foi adicionada a opção “Conta de provisão de IRPJ/CSLL” no cadastro da conta contábil.
Quando essa flag estiver marcada, o saldo da respectiva conta será desconsiderado nos cálculos de apuração, garantindo que o resultado seja demonstrado antes da dedução do IRPJ e da CSLL.
Na apuração do IRPJ e da CSLL, o valor exibido no campo Resultado desconsidera os saldos das contas classificadas como contas de provisão.
Essa mesma lógica é aplicada nas fórmulas utilizadas no LALUR e no LACS da ECF, garantindo consistência entre os cálculos.
A seguir, será demonstrado o cálculo na prática:
A conta 4075 apresenta um saldo de R$ 63.496,63 (Devedor).
Demonstração do Resultado no Balancete
No balancete, passa a ser demonstrado o Resultado do Período antes do IRPJ e da CSLL.
Isso significa que, quando a opção “Conta de provisão de IRPJ/CSLL” estiver marcada no cadastro da conta contábil, o saldo dessa conta será desconsiderado no cálculo.
Assim, a diferença entre o Resultado do Período antes do IRPJ e CSLL e o Resultado Líquido do Exercício corresponde exatamente ao saldo da conta marcada como provisão.
Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento.
Telefone: (11) 5018-2525.
Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/
#PodeContar
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo